XX Seminário Municipal da Educação é realizado em Saudades

Com a presença de professores, pais, alunos e comunidade em geral, aconteceu na sexta-feira e sábado (18 e 19), o XX Seminário Municipal da Educação no município de Saudades. Na sexta, o evento teve início às 19 horas e no sábado, às 08 horas, ambos realizados no Centro de Convivência dos Idosos.

Estiveram também participando do encontro de capacitação, a Secretária da Educação Zeli Vergues Stein, diretoras das escolas municipais e estaduais, vereadores, além do prefeito Daniel Kothe.

Neste ano, o seminário teve duas importantes palestras. Na sexta-feira, a professora mestre em educação, Eracilda Assumpção, esteve falando sobre o tema “Avaliação: Mediando o Desejo de Aprender”. Já no sábado, o encontro contou com a palestra da professora doutora Marlene Denti, que falou sobre “O Ser Humano na Vida e no Trabalho / Acordar – Dar a Cor ao Compromisso da Ação Docente”.

De acordo com a professora Eracilda Assumpção, o tema abordado em sua palestra teve foco na avaliação inclusiva de pessoas com necessidades especiais. “Este é um tema extremamente importante. O seminário é para toda a comunidade, por isso é muito importante que os pais também ouçam o que temos para apresentar hoje, pois os mesmos sempre têm de acompanhar o que seus filhos fazem na escola. Com certeza é uma ótima iniciativa da administração municipal, que abre suas portas para toda a comunidade”, enfatizou.

Já o tema tratado pela professora Marlene Denti teve um viés mais voltado ao caráter humano do professor e à importância da família na escola. “Para o aluno estar feliz, o professor deve estar feliz também. Então, a ideia de formação dos professores do município de Saudades tem a ver com isso, pensar sobre sua vida, refletir sobre sua docência e sobre o seu convívio escolar”, destacou.

Para a Secretária Municipal da Educação, Zeli Stein, um dos objetivos do seminário é reunir professores da rede municipal e estadual de ensino, além de agentes educativos, para refletir sobre o papel destes profissionais. “O professor exerce um papel fundamental na educação e às vezes é necessário parar para se aperfeiçoar. O objetivo deste seminário é este, avaliarmos as nossas práticas e nos reabastecermos para continuar nosso trabalho de educadores”, pontuou.

O prefeito Daniel Kothe, em suas palavras, o município está realizando muitos investimentos na educação, à exemplo da quadra coberta que está sendo construída ao lado da EMEF e à nova escola, com investimentos de mais de R$ 3,5 milhões, que será licitada em breve. “Eu sempre digo que nós temos que tentar fazer a nossa parte no que tange à infraestrutura. Mas isso não basta, pois a responsabilidade da construção coletiva que temos que fazer enquanto pessoas que trabalham na área da educação é muito mais importante. E momentos como este servem para entusiasmar nossos profissionais. Esta é também a ideia do Programa Primeiros Passos, que atende às necessidades das famílias saudadenses”, destacou.

Para Kothe, o empenho de toda a equipe é fundamental para este processo. “Dentro do Programa Primeiros Passos, dentro da rede municipal, fazem parte as secretarias da educação, saúde e assistência social. Acredito que aqui, hoje, podemos ir muito mais além, e refletir sobre o papel nosso como educadores na realidade em que estamos inseridos”, concluiu Kothe.