Programa Primeiros Passos traz palestra para profissionais, pais e alunos

Concluindo a agenda de atividades desenvolvidas pelo Programa Primeiros Passos no município de Saudades na última semana, foi realizada na sexta-feira (25), no Clube XV de Novembro, palestras com os profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e pais e alunos do Vale da Hospitalidade.

Durante a tarde, o palestrante Sandro Libardoni trouxe o tema “A marca do amor”, tendo sua palestra voltada aos servidores públicos do município; à noite, Libardoni falou sobre “A importância dos pais na vida dos filhos”, mais uma palestra que emocionou o público presente.

Para o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, este foi um momento de reflexão e motivação para toda a equipe. “Às vezes é necessários reavaliarmos nosso trabalho, buscando energia para poder atender cada vez melhor a população. Com certeza vamos colher bons resultados”, afirmou.

A Secretária de Educação, Zeli Vergues Stein, destacou a importância em envolver profissionais e pais das crianças atendidas pelo programa, como forma de reflexão sobre as principais ações que estão sendo desenvolvidas. “Para podermos tratar bem as pessoas, é necessário que tenhamos cada vez mais conhecimento. Então, é importante que possamos participar de momentos como esse, para refletirmos um pouco sobre o nosso dia a dia. Na palestra com os pais, foi um momento onde buscou-se abordar  formas de dialogar com os filhos”, explicou.

Também a Secretária de Assistência Social, Giley Veiga, avaliou as palestras positivamente. “Sabemos o quanto é difícil para os pais estarem acompanhando a vida dos filhos, devido à grande evolução nas tecnologias, que muitas vezes eles têm um conhecimento que nós, como pais, não possuímos. Muitas vezes, a família não sabe como lidar com isso. Por isso, é importante que os pais se façam presentes em momentos como este, pois podem aprender um pouco mais sobre como abordar temas mais complexos com seus filhos”, argumenta.

O prefeito Daniel Kothe, em sua alocução, parabenizou todos os envolvidos pela organização do evento e pelo desenvolvimento do Programa Primeiros Passos, bem como destacou a importância da presença dos pais no encontro. “Os profissionais envolvidos precisam estar motivados, e essa palestra com o Sandro é um momento para refletirmos sobre a importância da equipe estar em sintonia com o programa, para atendermos cada vez melhor os munícipes”, frisou.

Falando sobre a participação da família, Kothe acredita que a participação dos pais na vida dos filhos é cada vez mais evidente dentro do processo educacional. “O envolvimento da família, junto com o município, faz toda a diferença na educação das crianças”, completou.

Para a primeira-dama e coordenadora do Primeiros Passos, Liane Vitali Kothe, as palestras são uma continuidade às ações do programa. “Com os profissionais, os objetivos são a capacitação, formação, valorização e cuidado, pois também é importante cuidar de quem cuida. São profissionais que atendem diariamente nossos munícipes e é importante que estas pessoas tirem um tempinho para se reabastecerem, para refletirem, afinal o trabalho de todos é muito importante”, aduziu.

Já com os pais, Liane acredita que a palestra trouxe como foco a importância da família na educação dos filhos. “O Programa Primeiros Passos faz todo o acompanhamento, desde as gestantes até as crianças com 10 anos, mas é preciso que toda a família participe, pois queremos uma geração mais saudável, com mais saúde e educação e para isso, todos precisam se unir, para atingirmos este objetivo”, concluiu.

Para o palestrante Sandro Libardoni, este é um momento de reflexão, tanto para os profissionais quanto para a família. “Para os profissionais, buscamos inspirá-los, para que repensem e reflitam sobre o seu papel. Para os pais, é um momento para refletir sobre sua vida, pois muitas vezes a gente esquece de pequenos detalhes, e são estes que fazem a diferença na nossa vida e na vida dos nossos filhos”, explanou Libardoni.