Descaso estadual obriga município a realizar manutenção da rodovia SC-160

A rodovia estadual SC-160, mais precisamente no trecho que liga Saudades a Pinhalzinho, recebeu, nesta semana melhorias, com limpeza de sarjetas, desobstruções das tubulações e abertura de acostamentos laterais, por meio do Setor de Infraestrutura saudadense.

O DMER e o DOSU, desde a segunda-feira (28), disponibilizaram funcionários e máquinas para fazer os serviços de manutenção mais urgentes, visto que em dias chuvosos, devido às precárias condições de limpeza das sarjetas, a água acabava correndo no leito da rodovia, causando acidentes por aquaplanagem.

Com as sérias dificuldades que o governo do estado vem tendo em manter as rodovias de sua jurisdição, a preocupação do município é que as mesmas venham a se deteriorar ainda mais, o que compromete a segurança de quem trafega por tais vias.

De acordo com o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), a decisão em fazer a manutenção da via – que caberia ao estado – por parte do município de Saudades, foi definida pelo Conselho Municipal de Trânsito. “Temos uma preocupação com a segurança das pessoas que utilizam essa rodovia para deslocarem-se, já que acidentes ocorreram em função de água na pista, além da sinalização precária existente”, comenta.

Para o prefeito Daniel Kothe, essa situação gera uma grande preocupação por parte do município, que já tem uma extensa malha rodoviária, em sua jurisdição, para recuperar. “Além deste serviço de limpeza das sarjetas, seria necessário que o governo do estado realizasse roçadas e retirada de árvores nas margens da SC-160, além de melhorar a sinalização da via”, completa o prefeito.