Professora e pais desenvolvem projeto inovador na EMEF

Com o intuito de trazer os pais junto à escola, resgatando o caráter folclórico e os brinquedos de infância do seu tempo, a Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) está desenvolvendo, sob a coordenação da professora Lourdes Bernardes Prestes Birkheuer, um projeto inovador em Saudades.

Lourdes, que é professora da primeira série do ensino fundamental, narra que a ideia surgiu pelo interesse em conhecer a realidade das famílias dos alunos. “Junto com os pais, começamos a planejar e tentar transmitir essa ideia do que queríamos fazer e colhi sugestões com eles”, frisa.

O intuito do projeto é resgatar as brincadeiras de infância dos pais, através da contação de histórias, piadas, lendas, brinquedos, enfim, o que os pais faziam na infância e que hoje é estranho aos filhos.

De acordo com a professora Lourdes, o planejamento com os pais já está sendo realizado, porém a docente pede que todas as famílias estejam participando. O próximo encontro é na segunda-feira (04), às 19 horas, onde os pais vão estar montando um teatro para apresentar para as crianças.

O projeto está sendo pensado, inclusive, para ser exibido no desfile cívico do Dia 07 de Setembro, aproveitando os brinquedos trazidos pelos pais.

Para a Secretária da Educação, Zeli Stein, o objetivo é envolver os pais com um resgate de brincadeiras com os filhos. “É algo diferente que a professora pensou, de forma muito criativa. Todo o planejamento deste projeto foi feito junto com os pais”, destaca.

“Queremos convidar a todos os pais que não compareceram ainda, para que venham nesta segunda-feira, para discutirmos e criarmos algo juntos, para apresentar para as nossas crianças, pois isso faz parte de um projeto coletivo”, conclui a professora Lourdes.