Handebol masculino saudadense conquista título de tricampeão regional invicto

A equipe da ASAH/EEBRA/CME Saudades conquistou, na segunda-feira (11), o título de campeão regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), categoria 15 a 17 anos. A equipe representou a Escola de Educação Básica Rodrigues Alves.

Com vitórias sobre as escolas de Descanso (06×16), São José do cedro (09×13), Chapecó (16 x 23) e Iporã do Oeste (11×11), classificou-se na sua chave em segundo lugar, com 63 gols prós e 42 contra. Na semifinal, vitória contra e escola de Xanxerê, com placar de 13 a 17, classificando-se para a final.

Na decisão da medalha de ouro, a forte equipe de Iporã do Oeste. Com erros defensivos e ofensivos, os meninos saudadenses deixaram os adversários terem uma diferença de 04 gols. Depois de um tempo técnico, mudaram as ações defensivas, marcando o adversário individual meia quadra, conseguindo equilibrar o jogo. Faltando 02 minutos do término, a equipe saudadense  passou à frente no placar e manteve a vantagem até o final, com a vitória de Saudades por 13 x 11.

Com a conquista, a equipe da ASAH/EEBRA/CME Saudades adquiriu o direito a participar da Fase Estadual, 23 a 27 de agosto, no município de Blumenau, onde somente os campeões de cada região do Estado, mais a cidade sede, estarão disputando o título e o direito de representar Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, 15 a 17 anos, de 6 a 15 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Na mesma competição, estiveram representando a EEB Rodrigues Alves o handebol e o voleibol feminino.

Desde que foram criado os Jogos Escolares de Santa Catarina, Saudades esteve sempre no pódio, sagrando-se campeão em 03 oportunidades: no ano de 2011 (Maravilha), 2013 (Xaxim) e 2014 (Xaxim), e vice em 2012 (São Lourenço do Oeste).

Para o técnico e professor da equipe saudadense, Ivan Carvalho da Rosa, a conquista foi importante, pois “todos nossos atletas são nascidos em Saudades e oriundos das categorias de base do handebol do município”, destaca.

Aproveitando a oportunidade, o professor Ivan agradece em especial aos pais dos atletas, os quais confiam e apoiam nesta modalidade de esporte, bem como seus ensinamentos. “O desafio, nesta modalidade, baseia-se na cooperação coletiva, da performance, e no plano individual. Estimula consideravelmente a vida. Graças ao esporte, a vida dos ativos e dos espectadores torna-se mais rica. O esporte cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social, isto é, o reencontro no nível humano”, concluiu o professor Ivan.