Dados sobre saúde do homem são apresentados às ACS de Saudades

Aconteceu na sexta-feira (22), na Casa da Amizade, reunião com as Agentes Comunitárias de Saúde do município de Saudades. O encontro foi coordenado pelas enfermeiras Fabiane Lasch, Fernanda Weber, Marina Lunardi e Liamara Hoffmann.

Durante o encontro, foi apresentado um diagnóstico sobre a saúde do homem saudadense, feita através de uma pesquisa amostral no município. “Este trabalho de estudo vem sendo realizado há vários meses e nesta reunião apresentamos os dados obtidos através da pesquisa feita pelas agentes de saúde”, explica a enfermeira Fabiane.

As questões buscam demonstrar um panorama da saúde dos homens: quando procuram atendimento da saúde, exames realizados, entre outros pontos. Os trabalhos já vêm sendo desenvolvidos a cerca de três meses.

De acordo com a enfermeira Fernanda, o que se percebe, com os resultados aferidos, é que os homens, na maioria dos casos, descuidam da própria saúde. “Eles esperam muito que a saúde leve as informações até eles. Mas é esse panorama que a gente vai tentar mudar e conscientiza-los a virem até a Unidade de Saúde, para buscar uma qualidade de vida melhor”, argumenta.

De acordo com as profissionais, os resultados estarão sendo divulgados posteriormente. A partir desta pesquisa, será possível traçar metas e ações a serem desenvolvidas. “Hoje, vamos conversar com os agentes de saúde, para termos um feedback, pois queremos saber como foi conversar com os homens, qual foi a reação deles, pois as mulheres já vêm, e os homens estamos indo buscar”, conclui Fabiane.