Projeto realizado com educação infantil é premiado em evento da COMAC/SC em Florianópolis

O projeto “Amo minha família e minha família me ama” realizado no C.E.I. Pequeno Príncipe de Saudades/SC, com as crianças do Pré II e suas respectivas famílias, com professores, foi selecionado como uma Boa Prática e apresentado durante o COMAC/SC (Congresso de municípios, associações e consórcios de Santa Catarina), nos dias 27, 28 e 29 de setembro, em Florianópolis.

As Iniciativas no Prêmio Boas Práticas apresentadas durante o Congresso foram selecionadas por uma banca de jurados, considerando os critérios de resultados alcançados, economia, criatividade, replicabilidade, impacto social, transparência e caráter inovador.

Representando a escola, estiverem presentes os professores Adri Granella e André Back, também a gestora escolar, Sra. Nadir Inês Müller, sendo que durante o evento puderam explanar sobre o projeto aos demais representantes municipais de Santa Catarina.

O projeto é uma iniciativa que reconhece a importância da parceria família e escola, não somente nas situações problemas, mas também nos momentos lúdicos e prazerosos, aproximando e integrando as famílias com a escola, construindo relações recíprocas.

Mediante a uma metodologia acordada com as famílias, onde a cada semana uma criança leva para casa uma almofada em formato de coração e a família se responsabiliza em pensar e planejar uma dinâmica de interação com as crianças, (música, dança, história, dramatização, dobradura, jogo, brincadeira, brinquedos antigos…) sendo que na semana seguinte a família faz a devolutiva do símbolo do projeto(coração) e executa a dinâmica com a turma na qual o filho(a) estuda, podendo acontecer no espaço escolar, quanto extraescolar, no dia e horário mais conveniente para poderem participar.

A professora Adri Granella (idealizadora) reforça que a realização do projeto só é possível mediante a parceria e comprometimento das famílias, tornando-as ativas e protagonistas, reforçando a parceria: família e escola. Às famílias, nosso reconhecimento e gratidão, e ao final do ano, uma lembrança, “porta-retrato”, é entregue a cada família, como uma linda recordação, custeado pela secretaria de educação. A professora destaca também, que não há dúvidas de que as maiores beneficiadas são as próprias crianças, que aguardam carinhosamente suas famílias e inclusive com uma dinâmica “surpresa”.

Texto: Professora Adriane Fátima Sbrussi Granella