SAUDADES-SC CONTRA A DENGUE

Desde o início do corrente ano até o momento, 83.030 casos de dengue foram confirmados no Estado de Santa Catarina.

Em 2022 foram registrados 90 óbitos por dengue, sendo este o ano com mais mortes nesse sentido. Santa Catarina possui 77 municípios em situação de epidemia.

Em Saudades-SC o número de focos do mosquito, do início do ano até agora totalizam 163 registros.

A Secretaria Municipal de Saúde, assim como a Regional de Saúde, encontra-se apreensiva mediante a perspectiva da chegada do verão e a possibilidade de vivermos novamente uma situação de epidemia igual a ocorrida no final de 2021 e início de 2022.

Para que isso não ocorra é de fundamental importância que toda a população faça a sua parte, mantendo seus quintais livres de lixos que possam acumular água parada, bem como a manutenção e limpeza das calhas, piscinas, lajes que acumulem água, pratos de vasos de plantas, cisternas e caixas d’água mal vedadas e potes de animais, que devem ser lavados diariamente com escova para eliminar possíveis ovos do mosquito.

A nível municipal, várias medidas foram desenvolvidas visando evitar o surgimento de casos de dengue:

• Participação da sala de situação em ações que serão efetuadas no município;
  • Aquisição de um drone para melhor visualização de telhados, calhas e terrenos baldios;
  • Realizada a compra de um pulverizador para realizar a dedetização de forma mais pontual nos locais com registro de casos positivos de dengue;
  • No dia de finados foi realizado trabalho de orientação e conscientização com relação aos vasos de flores ou outros recipientes que possam acumular água;
  • Está sendo realizado o Lira (levantamento rápido do índice de infestação do Aedes aegypti);
  • No mês de dezembro será realizado mutirão de limpeza na cidade;
  • Foi desenvolvido trabalho educativo nas escolas do ensino Fundamental com elaboração de cartazes sobre a dengue. Os primeiros colocados desta campanha serão divulgados em banners e os demais desenhos serão distribuídos pelos alunos no comércio;
  • Nas escolas de educação infantil foi realizado a entrega de panfletos educativos para colorir e instigar a importância desde cuidado ainda na infância;
  • Realizada uma ação de conscientização no grupo de Idosos;
  • Dia 19 de novembro foi realizada na Praça Central, ação de conscientização sobre a dengue;
  • Serão efetuadas vistorias em lotes urbanos e estabelecimentos públicos e privados e os que estiverem irregulares serão notificados para se adequarem no prazo de até 5 dias, caso não houver a adequação solicitada, poderá haver penalidade.

Destas ações algumas foram realizadas e outras ainda serão, mas nada disso será suficiente se a população não fizer sua parte.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI!