Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza evento alusivo a Campanha Estadual de Combate à Violência e da Exploração Sexual Infantojuvenil

No último sábado (24), a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar, CMDCA, realizou um evento no Distrito de Juvêncio alusivo ao dia 24 de setembro – Campanha Estadual de Combate à Violência e da Exploração Sexual Infantojuvenil.

O tema foi abordado para as famílias através do Espetáculo A Dita, do Grupo Teatral Cia de La Curva, que trouxe para as famílias presentes a oportunidade de refletir sobre o assunto através de uma peça teatral, abordando este tema tão sério de forma leve e sensível.

No local as crianças puderam se divertir com brinquedos infláveis e também degustar pipocas e algodão-doce.

É de responsabilidade do poder público e da sociedade o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos, preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90). Promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livres da violência e da exploração sexual.

Geralmente a vítima sofre calada, quieta, envergonhada. Muitas vezes as vítimas são ameaçadas por seus agressores que na maioria dos casos convive com elas de forma muito próxima no ambiente familiar. Preste atenção aos possíveis sinais, as vítimas podem mudar radicalmente seu comportamento, tornar-se caladas, distantes, é como se perdessem o brilho. Podem apesentar perda em seu rendimento escolar ou se afastar dos colegas e professores e viver amedrontadas.

Portanto, se você desconfiar de algum caso, não silencie. Converse com a criança, interaja, não julgue. Não se cale, denuncie.

Procure o Conselho Tutelar ou Disque 100. Junte-se a nós nesse movimento.