Secretaria Municipal de Saúde realiza Workshop alusivo ao Outubro Rosa e Novembro Azul
A Secretaria Municipal da Saúde de Saudades-SC realizou no dia 21 de outubro de 2022 o “Momento Saúde com a Comunidade”, com o workshop “Novos Tempos, Mudar é Preciso”, alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul. Campanhas de conscientização realizadas com ênfase especialmente à prevenção e ao diagnóstico precoce dos principais cânceres que acometem homens e mulheres.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, mas é o primeiro em relação a óbitos, sendo a incidência e a mortalidade crescente progressivamente a partir dos 40 anos.Saudades tem hoje 1899 mulheres entre 40 e 69 anos, que estariam aptas para fazer mamografia, conforme preconiza o SUS, mas até outubro de 2022 apenas 22,5% realizaram a mamografia através da Secretaria da Saúde.
Já o câncer de próstata, é o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de 29% da população masculina que desenvolve algum tipo de câncer. No Brasil, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Saudades tem hoje 1.991 homens acima de 45 anos, idade recomendada para realizar o exame PSA, no entanto, entre janeiro e outubro deste ano apenas 49 homens fizeram o teste.
O Workshop, além de conscientizar homens e mulheres para a importância do autocuidado em relação à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mama e colo uterino, teve o intuito de enaltecer o autocuidado com o emocional e a importância de manter a saúde mental em dia, evitando o agravo ou a progressão inclusive de doenças físicas e promovendo cuidado e qualidade de vida.
A secretaria da saúde buscou alinhar esses dois temas após a pesquisa realizada através dos agentes de saúde, sobre qual assunto o munícipe gostaria que fosse trabalhado. Responderam à pesquisa 2.843 pessoas, sendo o tema, saúde mental e depressão o escolhido por 50% e como segunda opção câncer 19%. Os outros temas eram: orientações sobre uso inadequado de medicamentos 15%, atividade física 12% e malefícios dos agrotóxicos 5%.
Direcionando as atividades nessa linha de cuidado, os principais tópicos abordados na noite
foram em relação, ao gerenciamento emocional, em preparar-se para viver e conviver com pessoas e com situações, e, em, como criar uma “blindagem” psicológica e física para maior imunidade.
“Agradecemos a todos que participaram desse importante momento, que foi pensado em instigar o interesse da população pelo cuidado com a saúde mental e a importância da prevenção e em relação ao câncer, pois o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz.”