V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Conferência teve como tema central neste ano a Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

Com o objetivo de promover ampla mobilização social, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia, para que possamos construir uma política sólida para as crianças e adolescentes do nosso município.

Participaram da conferência autoridades, conselheiros de direito, conselho tutelar, representantes do governo municipal, representante de entidades e clubes de serviços, escolas e adolescentes.

Os participantes dividiram-se em grupos para discutir os eixos temáticos. Ambos os grupos elaboraram propostas que foram lidas e aprovadas pelos presentes, ainda foram eleitos os três delegados e seus respectivos suplentes (um governamental, um da sociedade civil e um adolescente) que participarão da Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.

Na oportunidade estiveram presentes as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Recriar (CRAS), com apresentação cultural de uma música, convidando os participantes a refletir sobre o futuro de nossas crianças e adolescentes.

O espaço foi decorado com o pássaro Tsuru que também é chamado de “passarinho de papel” ou “pássaro da paz” dentro do origami. Em sua simbologia remetendo uma mensagem de esperança, paz, saúde, felicidade e boa sorte, além de reforçar a nossa crença de que “as pessoas do bem são a maioria”.