Administração Municipal de Saudades-SC institui o programa de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Nesta época do ano, com as altas temperaturas e dias chuvosos a atenção deve ser redobrada quanto a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Preocupados com a situação, ainda no segundo semestre de 2022, a Administração Municipal de Saudades através da Secretaria Municipal de Saúde, sancionou a Lei Ordinária n° 2.448 de dezembro de 2022, a qual, institui o “Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes aegypti”.

O programa tem por objetivo conscientizar a população a eliminar os possíveis criadouros e focos do mosquito, evitando a propagação da doença. A ação será coordenada pela Secretaria de Saúde do município que manterá os serviços de controle e prevenção, conforme o Programa Nacional de Controle da Dengue.

A Lei considera objetos, equipamentos, utensílios, vasilhames, pneumáticos, sucatas e plantas com condições de proliferação do mosquito. É de responsabilidade do proprietário ou locatário manter estabelecimentos públicos e privados sem acumulo destes materiais, além das medidas necessárias da manutenção do imóvel. Da mesma forma, fica proibido a utilização de recipientes que sirvam de depósito de água sobre os jazigos ou nas dependências do cemitério municipal.

ATENÇÃO, em casos da confirmação de possíveis criadouros o local será notificado pelos agentes de combate as endemias do município. O local receberá aplicação de uma advertência por escrito, e esse terá o prazo de cinco dias úteis para eliminar os possíveis criadouros, havendo o descumprimento do aviso de limpeza, será aplicada uma multa dependendo da gravidade do caso.

Doença

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, e Febre Amarela, causa sintomas como, febre alta, náuseas, vômitos, dor de cabeça, cansaço excessivo e manchas vermelhas na pele. Pode facilmente ser confundido com outras doenças.

O Governo Municipal do Vale da Hospitalidade, solicita a colaboração e agradece a compreensão da população para que além de adotar as medidas de prevenção, estar atenta aos sintomas e procurar atendimento em uma unidade de saúde.

Município de Saudade-SC. O Amanhã Está Aqui!