Agricultores de Saudades tem tarde de aprendizado sobre o cultivo de mandioca
Nesta terça-feira (30) aconteceu na chácara de Altair Gralow, Linha Coxilha, Saudades um encontro para apresentação, manejo e degustação de quatro variedades de mandioca de mesa. A reunião reuniu 25 agricultores do município interessados em aperfeiçoar o cultivo do alimento.
O objetivo do encontro, foi apresentar a diferença de produção de quatro variedades de mandioca: Ajubá, Guapo, Uirapuru e Sempre Pronto. Ainda, todos receberam dicas do preparo e tempo necessário para o cozimento do alimento, que segundo o Extensionista Rural, Altair Gralow, 30 minutos no fogo médio está pronto para o consumo.
“A gente trouxe muitas informações a respeito da cultura. Um deles, seria o manejo adequado para aumentar a produção e produzir uma mandioca de qualidade, tanto para o consumo da família ou para a comercialização”, destaca.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri mensalmente proporcionam momentos como este, de conhecimento, para empresários rurais, o que possibilita o crescimento da produção na propriedade, como explica o secretário Darci Pedro Thome.
“É importante essa parceria, porque a Epagri tem seus programas de governo e a secretaria seus próprios e quando podemos integrar, quem ganha é o nosso produtor rural”, pontua.
No final do encontro, os participantes interagiram com os extensionistas, caminharam sobre a plantação de mandiocas e cada um teve a oportunidade de escolher ramas das variedades para plantar em sua propriedade, colocando em prática o que aprenderam na tarde.
Município de Saudades/SC. O Amanhã Está Aqui!