Grupo Conte Comigo realiza mais um encontro

A Secretaria Municipal de Saúde de Saudades, no dia 15, promoveu o encontro do grupo “Conte Comigo”, em apoio as mulheres que passam pelo tratamento ou que já vivenciaram o câncer. A atividade foi conduzida pela psicóloga Angélica Reis com o tema “A Mágica da Superação”.

O objetivo é disponibilizar um local para troca de experiência, em que a psicóloga encorajou as participantes compartilharem suas histórias, conquistas, superações, adversidades vivenciadas ao longo do tratamento e como foi a descoberta do câncer.

Na oportunidade, a psicóloga Angélica explanou sobre os desafios do tratamento, trouxe a reflexão sobre a importância das redes de apoios, vínculos terapêuticos e sobre a felicidade em nós, sem precisar apenas de estímulos externos.

Após foi apresentado um relato de uma paciente oncológica, declarando como ela reaprendeu a viver, buscando mecanismos de autoconhecimento, reflexão e pontuando a importância de manter-se otimista diante à vida.

Neste sentido quando questionadas sobre o que mudou após a descoberta do câncer, as participantes pontuaram: dar menos importância para a opinião dos outros; valorizar as pequenas coisas; aproveitar os momentos de laser; impor limites; viver o hoje; autoconhecimento; menos cobrança com as tarefas domésticas e maturidade para lidar com as coisas.

Ao final foi oportunizado um momento de meditação guiada pela psicóloga. As participantes avaliaram o encontro de forma importante, além de terem se sentido acolhidas.

A mágica da superação! Está dentro de todas nós!

Texto, Secretaria de Saúde de Saudades.