MUNICÍPIO DE SAUDADES-SC REGISTRA AUMENTO DE 40% NA ABERTURA DE NOVAS EMPRESAS NO BIÊNIO – 2021/2022

A Administração Municipal de Saudades-SC seguindo com o Plano de Desenvolvimento proposto no início do governo, vem atuando no fomento do empreendedorismo no município.

Para isso, várias ações importantes foram implementadas durante os dois primeiros anos da atual gestão, visando o desenvolvimento econômico e a melhora continua da qualidade de vida das pessoas.

A proposta de facilitar o funcionamento da atividade empresarial com a redução na burocracia, tornando o processo mais simplificado, mais célere e seguro na abertura de novos negócios vem obtendo resultados positivos e muito importantes.

Durando o biênio 2021/2022, o município registrou um aumento de 40% na abertura de empresas em relação ao biênio 2019/2020, com uma redução muito importante no tempo de registro de uma empresa que era de 2 dias e 7h para apenas 4h.

Somente entre 2021/22 foram registradas 71 novas empresas, e um total de 284 novos CNPJs, incluindo MEIs.

Seguem 20 medidas implementadas nesse período, que potencializaram esses resultados:

1. TERMO DE COMPLIANCE – compromisso e zelo com o dinheiro público.
  2. SALA DO EMPREENDEDOR – Consultoria gratuita para empreendedores.
  3. SIM – SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL – Lei Ordinária nº 2.404/2021. Selo Arte. Agricultura Familiar se habilitando para ampliar mercado, participar de licitações de merenda escolar, etc.
  4. AUXÍLIO ESTUDANTIL – Auxílio financeiro para estudantes de Curso Superior e Técnico. Lei Ordinária nº 2.421/2022.
  5. PACOTE DE INCENTIVOS AO AGRO – Lei Ordinária 2.419/2022.
  6. LEVANTAMENTO DE OPORTUNIDADES.
  7. SAUDADES-SC – MAIS EMPRESAS.
  8. COMPRAS PÚBLICAS – tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública municipal – Decreto nº 86/2021
  9. SAUDADES-SC BEM MAIS SIMPLES – simplificação de procedimentos relativos ao licenciamento de estabelecimentos. Decreto nº 29/2022.
  10. DESBUROCRATIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA – relativa ao funcionamento de negócios através da unificação e revogação de taxas e isenções – Lei Complementar nº 127/2022.
  11. SIMPLIFICAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE PROCEDIMENTOS relativos a alvará de licenças para o exercício de atividade econômica – Lei Ordinária nº 2.428/2022.
  12. MAPA DO TURISMO NACIONAL – reformulação, reestruturação e funcionamento do conselho municipal de turismo – Lei Ordinária nº 2.383/2022. Abrindo caminho para novos investimentos e recursos p/ o município neste Ministério – (Hípica Park).
  13. CONDER – Maior agilidade nas Licenças Ambientais e Licitações.
  14. GOVERNANÇA DIGITAL – Saudades Sem Papel. Decreto nº 67/2022 (modernização da gestão e infraestrutura digital (Economia estimada de R$ 100.000,00 anuais).
  15. PACTO PELA INOVAÇÃO – Qualifica Tech: cursos 100% online e gratuitos.
  16. PREFEITURA PARCEIRA – Incentivo a participação do comércio local nas licitações.
  17. CAFÉ COM EMPRESÁRIOS – Levantamento para o Programa Capacitação técnica.
  18. MEI NA PRÁTICA – Capacitação de Empreendedores.
  19. SAUDADES MAIS EMPREGOS – vagas de emprego e currículos + (portal) plataforma para cadastrar seu currículo, conhecer oportunidades de trabalho e ainda inscrever-se para cursos de capacitação, aumentando suas habilidades e melhorando suas possibilidades de entrar e permanecer no mercado de trabalho.
  20. Implementação: do Plano de Mobilidade Urbana – Revisão: do Plano Diretor, Plano de Saneamento Básico, Plano do Meio Ambiente e Código Tributário.

O prefeito Maciel Schneider destaca, que “o objetivo é reduzir o tempo de espera do empreendedor para iniciar suas atividades, agilizar os processos internos para formalização de novos negócios e atrair novos empreendimentos.”

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!