Obras do OP são inauguradas em Saudades

No último final de semana, aconteceram, em Saudades, a inauguração de duas obras do Orçamento Participativo, além do repasse de recursos para mais uma comunidade do município.

No sábado (08), na Linha Itapé, durante a festa dos idosos da comunidade, foi feito o repasse de recursos àquela comunidade, que investirá na melhoria e ampliação da cozinha e do ginásio.

Para o morador daquela comunidade, Valdemar Lorenz, o investimento possibilita um atendimento melhor às pessoas que participam dos eventos. “Nós vamos investir, no próximo ano, na melhoria da sede do esporte, para proporcionar um local para quem pratica esportes”, comenta.

Já no domingo (09), foram feitas as inaugurações nas Linhas São Carlos e Guabiroba. Na primeira, os recursos do OP foram investidos para melhoria da cozinha e dos banheiros; na segunda, optou-se por realizar melhorias diversas no salão comunitário.

O Secretário de Administração, Rogério Sehnem, destacou o porquê da implantação do programa de Orçamento Participativo no município, que tem como objetivo principal tratar todas as comunidades de forma igual. “Ficamos felizes porque estamos notando que os recursos estão sendo bem investidos pelas comunidades, visando melhorias na estrutura física e nos espaços que são de uso coletivo”, pontuou.

O morador da comunidade de Linha São Carlos, Roque Kappaun, falando em nome da comunidade, agradeceu a administração municipal e destacou que para o próximo ano, a comunidade já definiu suas prioridades para os investimentos dos recursos do OP.

Só no ano de 2014, R$ 120 mil foram destinados a 24 comunidades saudadenses; para o próximo ano, o OP terá mais uma comunidade inclusa, totalizando R$ 125 mil em repasses. Além disso, as comunidades participam do programa, com uma contrapartida de, no mínimo, 20%.

Para o prefeito Daniel Kothe, estes recursos ajudam as comunidades a se organizarem, discutindo o que é prioridade. “É uma forma de juntos somarmos forças para poder fazer as obras de infraestrutura que as comunidades tanto precisam”, resumiu o chefe do executivo.

Daniel lembrou também que no dia 12 de dezembro, a partir das 14 horas, no Clube XV de Novembro, será realizada a assembleia geral do OP, onde as comunidades do município estarão apresentando seus projetos para 2015 e também será realizado o sorteio para definir a ordem de repasse de recursos.