Vigilância Sanitária desenvolve ações de prevenção à dengue

A Secretaria de Saúde de Saudades, por meio do setor de Vigilância Sanitária, vem desenvolvendo no município, durante os últimos meses, um trabalho rotineiro de prevenção à dengue.

Neste sentido, a Vigilância Sanitária espalhou no município, 21 “armadilhas”, que são pneus com água parada, identificados e colocados em pontos estratégicos. “A cada sete dias, a gente verifica se há larvas. Se existirem, são mandadas à análise”, explica Varnise Kipper, responsável pelo setor.

Oito desses vinte pontos são estratégicos – borracharias, oficinas mecânicas, postos de lavagem e de combustíveis. As visitas são feitas também pelos Agentes Comunitários de Saúde e ainda quando existem denúncias. “Procuramos fazer um trabalho de conscientização e orientação, pois a única forma de evitar o mosquito é eliminando locais com água parada”, afirma Varnise.

Ainda não foram identificados casos de dengue em Saudades, mas a preocupação está em alguns municípios vizinhos, que já têm a doença disseminada. A febre Chikungunya também não foi detectada, porém, existem focos do mosquito Aedes Albopictus, que é o vetor da doença. “Estamos monitorando para prevenir, pois ainda não há casos destas doenças”, completa Varnise.

De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária, devido ao tempo quente e chuvoso, com alta umidade, a proliferação do mosquito é mais rápida. “Mesmo no inverno, recolhemos larvas, porém no verão aumenta muito. Por isso, pedimos a todas as pessoas que cuidem para não deixar água parada”, resume.

O cuidado, de acordo com Varnise, deve ser feito também de forma especial nos cemitérios, já que os vasos de flor costumam acumular água. “É importante colocar areia nos vasos de flores, tirar a água, pois não temos casos, e devemos trabalhar para que não surjam essas doenças em nosso município”, conclui.