2 anos de governo: Secretário da Saúde Zé Ricardo avalia ações frente à pasta

O Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus avaliou, nesta semana, as principais ações da secretaria, nos 2 primeiros anos de governo.

De acordo com ele, a primeira ação foi a implantação do horário estendido, com 12 horas de atendimento na Unidade Básica de Saúde da Sede, bem como ampliação da equipe de profissionais e duplicação das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s). “Percebemos algumas dificuldades que se tinha e, de lá para cá, estamos acertando os passos”, disse.

Conforme Zé Ricardo, o horário estendido ajudou na organização das ações da Secretaria, bem como desafogou o horário normal, otimizando o atendimento. Também, foram adquiridos três veículos novos – um carro pequeno, uma van e uma ambulância – para o transporte de pacientes a outros centros. “Isso traz mais segurança e conforto aos pacientes”, resume.

Outro ponto destacado foi a destinação de profissionais do Mais Médicos e do Provab, programas estes do Governo Federal, possibilitando um atendimento mais eficiente também no Distrito de Juvêncio. “Na Unidade de Saúde do Distrito, temos médico atendendo em vários períodos, algo que antes não havia, e também uma enfermeira e uma técnica de enfermagem que fazem atendimento todos os dias”, frisou.

Hoje, a Secretaria da Saúde conta com um médico do Mais Médicos, três pelo Provab, dois clínicos gerais, um ginecologista e uma pediatra, totalizando 8 médicos disponíveis aos munícipes saudadenses. “Economizamos um valor muito grande com isso, que é revertido em favor da população”, acredita o Secretário.

Outra novidade implantada foi a descentralização das reuniões da saúde para as comunidades e bairros do município. “Sentimos essa necessidade de poder dialogar com a comunidade sobre esse tema. Todas as terças-feiras à tarde, estamos indo ao encontro da comunidade para conversar sobre saúde. Eu acho que é um tema bom de ser discutido, e é também um momento para as pessoas darem sugestões e ficarem informadas”, pondera Zé Ricardo.

Referindo-se ao Hospital Saudades, Zé Ricardo disse do trabalho conjunto feito com a entidade. Hoje, são repassados R$ 330 mil por ano através do convênio mensal e mais cerca de R$ 312 mil de sobreaviso/ano. “Na Secretaria da Saúde, nós trabalhamos com a prevenção, para as pessoas não ficarem doentes. O Hospital, por outro lado, precisa de pacientes para manter as portas abertas. Então, é necessário que as duas instituições existam, desenvolvendo seu papel de forma conjunta”, ressaltou.

Por fim, o Secretário disse das diretrizes que vêm sendo adotadas pela administração, que busca a parceria de todas as pessoas que queiram colaborar para que a saúde funcione no município. “Esse é o grande ganho para a população: que todos que querem nos ajudar estão sendo bem recebidos e estão ajudando fazer”, concluiu José Ricardo Ternus.