XX Rodeio Crioulo Interestadual reúne grande público

Aconteceu neste final de semana, em Saudades, o XX Rodeio Crioulo Interestadual, promovido pelo CTG Galpão da Amizade. A estimativa é que, durante a sexta, sábado e domingo (14, 15 e 16), passaram pelo parque do CTG cerca de 4 mil pessoas.

A abertura oficial do rodeio aconteceu no sábado, após a oração da Ave-Maria. Além de um grande público, estiveram presentes várias autoridades, como o presidente do MTG-SC, Orides Pompeo; deputado estadual Dirceu Dresch; vereadores, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan); prefeito Daniel Kothe; patrão Rogério Antônio Sehnem e demais membros da patronagem do CTG Galpão da Amizade.

O deputado estadual Dirceu Dresch falou da alegria em estar participando de mais um rodeio no Vale da Hospitalidade. “Nós precisamos, como lideranças políticas, apoiar esse grande movimento do tradicionalismo, que ajuda a formar pessoas, repassando a história de lutas dos nossos antepassados. Isso precisa ser preservado e cada vez mais valorizado”, destacou o parlamentar.

Em sua fala, o prefeito Daniel Kothe desejou as boas-vindas a todos os visitantes, destacando também a importância do tradicionalismo para as pessoas. “O tradicionalismo, a cultura gaúcha tem uma importância muito grande para nós, pois ensina valores para os nossos jovens, ensina o caminho correto para seguir”, frisou.

Daniel enalteceu ainda a organização de toda a patronagem e associados do CTG, pela realização desse grande evento, que envolve anualmente milhares de pessoas. “Conservar o tradicionalismo é principalmente conservar o respeito às pessoas, e quando as pessoas têm respeito, elas vivem dignamente”, completou.

Em sua explanação, o patrão do CTG Galpão da Amizade, Rogério Antônio Sehnem, agradeceu a presença de todos e também a colaboração da administração municipal de Saudades para auxiliar na realização do rodeio. “Com o auxílio da municipalidade, conseguimos viabilizar e fazer esse rodeio”, resumiu.

Rogério destacou ainda o papel social que o CTG tem tido, integrando as pessoas e dando oportunidades, principalmente às famílias, beneficiando crianças e jovens. “Como o CTG recebeu o apoio da administração municipal, não cobramos ingresso para o parque durante os três dias de evento, pois queremos valorizar as famílias que participam do tradicionalismo”, argumentou.

A oração da Ave-Maria, às 18 horas, emocionou o público presente, lembrando dos fundadores e pioneiros do tradicionalismo saudadense, bem como o papel social dos CTG’s pelo Brasil. “O tradicionalismo preza pela inclusão das pessoas, sendo um programa social muito bom, pois as pessoas, crianças e jovens ajudam e participam, aprendendo muito com isso”, finaliza o patrão Rogério.

Mais fotos do evento podem ser acessadas aqui.