Saudadenses participam da 7ª Conferência Estadual da Saúde em Florianópolis

Na última semana, entre os dias 23 a 24 de setembro, a Diretora da Saúde de Saudades Solani Kappaun e o representante do Conselho Municipal da Saúde, Eroni Francisco da Silva, estiveram na capital do estado, participando da 7ª Conferência Estadual da Saúde.

Estiveram reunidos em Florianópolis, mais de 1500 delegados escolhidos nas conferências municipais, representando gestores, usuários e prestadores de serviço na área da saúde.

Conforme Solani, foram discutidos sete eixos temáticos:

1º) Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade;

2º) Participação Social;

3º) Valorização do trabalho e da educação em saúde;

4º) Financiamento do SUS e relação público-privada;

5º) Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde;

6º) Informação, educação e política de comunicação do SUS;

7º) Ciência, tecnologia e inovação do SUS.

“Dentro destes sete eixos, havia mais de 1500 propostas, oriundas das conferências de todos os municípios de Santa Catarina. Estas propostas foram todas avaliadas, algumas com alterações e outras foram eliminadas, que já haviam sido contempladas”, afirma Solani.

As propostas aprovadas vão para a 15ª Conferência Nacional da Saúde, no mês de dezembro, onde participarão seis delegados de cada macrorregião, sendo a representatividade distribuída com 50% de usuários, 25% de gestores e 25% de prestadores de serviço.

De acordo com Solani, este foi um momento de aprendizado e de troca de experiências. “Foi algo muito importante para o meu trabalho dentro da Secretaria da Saúde, pois isso contempla um aprendizado muito grande, que vai possibilitar um melhor atendimento a toda a população”, conclui da Diretora.