Administração de Saudades adquire carregadeira compacta

Na última sexta-feira (08), a Administração Municipal de Saudades realizou a entrega da carregadeira compacta – a 11ª máquina nova adquirida pela atual gestão. O ato aconteceu às 18 horas, em frente à prefeitura municipal.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente da Câmara de Vereadores Alécio Jahnke, Deputado Federal Pedro Uczai, Deputado Estadual Dirceu Dresch, Secretários Flávio Hübner (Infraestrutura), Jacinto Kreutz (Agricultura), José Ricardo Ternus (Saúde) e Zeli Stein (Educação), Diretor do DOSU Arno Kirch, vereadores Everson Weber, Marilise Warmling e Osmundo Schuh, além de colaboradores da administração, lideranças e comunidade em geral.

Para a aquisição da carregadeira compacta, foram investidos R$ 178 mil, sendo que a mesma vem equipada com concha, capinadeira mecânica rotativa, vassoura mecânica com caçamba recolhedora e rolo compactador.

Os recursos foram destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Governo Federal da Presidenta Dilma Rousseff, tendo sido intermediados pelo Deputado Federal Pedro Uczai. O valor perfaz um total de R$ 250 mil, sendo que, com a economia na compra da máquina, serão ainda licitados uma fresadora de asfalto e um braço de retroescavadeira. O município entrará com R$ 2 mil de contrapartida.

Para o Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, esta é mais uma máquina que vem para auxiliar nos trabalhos do setor. “Vínhamos reivindicando essa máquina há mais tempo, pois ela estava nos faltando para ajudar, principalmente, na questão da limpeza urbana. Temos muito serviço e este será um equipamento de grande utilidade para este trabalho”, disse.

O presidente do Legislativo, Alécio Jahnke, parabenizou os Deputados Pedro Uczai e Dirceu Dresch pelo empenho na liberação dos recursos. “Mais uma vez, são importantes recursos destinados ao município de Saudades, que vêm para contribuir com o desenvolvimento tanto do interior quanto da cidade. Em nome dos demais vereadores, trago nosso abraço e satisfação em poder participar deste momento”, frisou.

Já para o vice-prefeito Sadan, este era um desejo antigo do governo, para aumentar a capacidade de trabalho dentro do perímetro urbano. “Essa máquina veio com vários equipamentos, o que nos proporciona uma maior agilidade nos nossos trabalhos nos serviços urbanos. Além disso, ela se torna ainda mais útil com a compra que tivemos, onde sobraram recursos e vamos adquirir mais equipamentos para adaptar na carregadeira compacta”, esclareceu.

O Deputado Estadual Dirceu Dresch, por sua vez, falou dos demais recursos que já foram liberados por diversos parlamentares ao município de Saudades. “Estamos vivendo um momento diferente. Nós, que acompanhamos há muito tempo a realidade dos pequenos municípios, que têm a força da agricultura familiar, sabemos que isso exige muitos equipamentos, para manter as estradas e toda a infraestrutura. Essa contribuição do Governo Federal com os municípios é uma novidade no Brasil e com certeza vai ajudar muito o município de Saudades”, aduziu.

O Deputado Federal Pedro Uczai, que intermediou os recursos para a aquisição da carregadeira compacta, disse que é importante que as novas tecnologias sejam empregadas em favor da população. “Eu estou muito feliz em estar atendendo esta solicitação do prefeito Daniel e toda sua equipe, pois com esta máquina, o serviço prestado à comunidade será melhorado. Desta forma, a população nota a importância das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida”, disse.

Em sua explanação, o prefeito Daniel Kothe destacou a grande utilidade que a carregadeira compacta terá para a execução dos serviços. “Além de ser uma máquina compacta e ágil, ela tem várias funções, trabalhando com vários equipamentos diferentes. Com o recurso que sobrou, vamos estar ampliando a capacidade da carregadeira compacta, com a aquisição da fresa asfáltica e do braço de retroescavadeira. Será um equipamento completo, com uma utilidade muito grande e que nós necessitamos muito”, falou.

Para o prefeito Daniel Kothe, com a ampliação do parque de máquinas do DMER, que teve mais de R$ 4 milhões em investimentos em pouco mais de três anos de governo, os custos de manutenção diminuem e a agilidade na realização dos serviços é otimizada. “Temos um desafio muito grande, mas eu tenho certeza que se nós continuarmos trabalhando neste ritmo, vamos renovar toda a nossa frota e todos os nossos equipamentos, diminuindo ainda mais os custos de manutenção e, consequentemente, melhorar ainda mais os serviços prestados”, concluiu o chefe do executivo.

Na oportunidade, o Deputado Federal Pedro Uczai visitou também as obras da Escola Nova que estão em andamento, a qual terá mais de R$ 3,5 milhões em investimentos do Governo Federal, intermediados por Uczai. Além disso, o parlamentar já destinou outras importantes emendas para o município: R$ 500 mil para a construção da Quadra Coberta da EMEF; R$ 300 mil para a aquisição de um britador móvel; recursos para o Hospital de Saudades, além de outras emendas.