Dia de Finados: Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a Dengue

Na quinta-feira (20), foi realizada a reunião da sala de situação de Saudades, para debater os últimos detalhes para ações do Dia de Finados, no que se refere ao combate à Dengue.

A equipe da sala de situação do município, junto com o Corpo de Bombeiros e demais entidades, estão realizando uma campanha de mobilização, onde, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde estão sendo entregues, em todas as residências, folhetos com orientações sobre cuidados neste dia e demais dias do ano. “Ainda, passamos em todo o comércio local, orientando a todos que vendem arranjos de flores, para que estejam preenchendo-os com material que evite o acúmulo de água, preenchendo até a borda e para que furem os plásticos em volta das flores e arranjos, pois eles acumulam muita água”, destaca a responsável pela Vigilância Sanitária, Varnise Kipper.

Também, será realizada uma mobilização junto ao cemitério municipal com Bombeiros, Secretária da Saúde e entidades do município, orientando a população quantos aos cuidados que são indispensáveis com os vasos de flores, embalagens, frascos que são depositados nos túmulos. “É de suma importância que toda a população se mobilize para que, com a chegada do verão, não tenhamos casos de Dengue em nossa cidade e para que não tenhamos o vetor, que é o mosquito Aedes aegypti”, completa Varnise.

A Vigilância Sanitária lembra que esses cuidados precisam ser em todas as casas e terrenos, mas, principalmente, no cemitério, e não somente nesta época e sim durante o ano todo. “É importante verificarmos todos os locais, principalmente calhas, cisternas, lajes, caixas de água, ralos desativados, e não dar oportunidade para a proliferação deste mosquito. Somente com o trabalho e o cuidado conjunto de todos, obteremos êxito nessa luta com o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya”, conclui Varnise.