8 de Março – Dia Internacional da Mulher

História do 8 de março – Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Conquistas das Mulheres Brasileiras:

Voto feminino: 2017 fazem 85 anos do direito do voto feminino

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data, foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Participação na política

Porém, a participação da mulher em cargos eletivos continua pequena. Dos 27 estados brasileiros, somente um, o estado de Roraima tem uma mulher governadora. Dos 5668 municípios brasileiros, apenas 641 são governados por mulheres. Dos 513 deputados federais, apenas 51 são mulheres.

Políticas sociais

Aposentadoria, salário maternidade, creches para os filhos, são exemplos de políticas sociais conquistadas pela luta e organização das mulheres.

 

Participação no mercado de Trabalho

A cada ano, as mulheres ocupam mais espaço no mercado de trabalho, porém, segundo o IBGE a remuneração continua sendo menor que dos homens.

Neste 08 de março, as mulheres, têm vários motivos para comemorar, mas também várias lutas e desafios a superar como a violência contra a mulher, o preconceito, a diferenciação da remuneração em relação aos homens, entre outras.

É importante comemorar as conquistas, mas também organizar-se para superar as dificuldades e demandas da contemporaneidade.