Dia dos Finados e calor intenso requerem cuidados redobrados com a Dengue

Devido ao aumento de focos do mosquito Aedes aegypti no estado de Santa Catarina, agravado pelo fato do início do verão, está sendo divulgado um oficio, o qual orienta sobre um dos principais problemas de criadouros de mosquitos: os cemitérios.

Em 2016, a Sala de Situação do município de Saudades realizou um ótimo trabalho neste local, não havendo mais focos no mesmo. Porém, esta tarefa deve continuar. “Pedimos a todos que colaborem, evitando, principalmente, de levar vasos de flores que acumulam água”, enfatiza a enfermeira Marina Lunardi.

Este cuidado é de responsabilidade do cidadão que compra as flores, como também do comércio que vende o material, principalmente na proximidade do feriado de Finados, onde costumam ser levadas flores nos cemitérios. A preocupação principal é a proliferação do mosquito, que pode causar uma epidemia de Dengue, caso esteja contaminado com a doença.

A partir disso, foi editado o Decreto Estadual 3.687/2010, que orienta os estabelecimentos que comercializam estes materiais.