Vigilância Sanitária está engajada na Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti

Nesta semana, entre os dias 23 a 27 de outubro, acontece em todo o país a Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria da Saúde de Saudades, por meio do Setor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, está engajada nas ações de combate à proliferação do vetor. “Sabemos que é necessário combater o mosquito todos os dias. Infelizmente, em nossa região, ele está se tornando permanente”, explica a responsável pelo Setor, Varnise Kipper.

Para se ter uma noção da gravidade, em Saudades, neste ano, em apenas dois meses não foram encontrados focos do Aedes aegypti, o vetor que transmite a Dengue, a Febre Chikungunya e Zika Vírus. “No mês de agosto, já encontramos novamente o vetor presente no município. Desde esse período, já temos registrados 13 focos”, resume Varnise.

Do início do ano até a data atual, foram contamos 65 focos, sendo que há a presença do mosquito em praticamente todos os bairros. “Assim, solicitamos mais uma vez que a população esteja verificando em suas residências, olhando nos fundos dos terrenos, dentro de casa, para verificar se não há água parada. Os maiores problemas geralmente são as calhas, que não possuem declividade e assim, acumulam água, as cisternas, no ladrão, onde entra a água, locais que não possuem telas, além das lonas, que também acumulam água”, completa a responsável pelo setor.

Varnise comunica ainda à população que o Setor Sanitário, juntamente com o programa de controle da Dengue, está realizando um mutirão de vistorias nas residências. Por isso, solicita a todas as pessoas para que se empenhem em eliminar toda a água parada. “Ainda, queremos lembrar que as pessoas não levem, neste Dia de Finados, flores, vasos de flores, recipientes, coroas ou demais objetos que possam acumular água ao cemitério”, esclarece a responsável.

Por este motivo, todos os recipientes devem estar perfurados, recortados, a fim de não acumularem água. “Informamos que será realizada uma ação de mobilização e que, após o Dia de Finados, novamente será realizado um mutirão de recolha de todos os objetos que acumulam água do cemitério. Salientamos a todos que a responsabilidade da limpeza do túmulo de seu ente querido é de cada pessoa, bem como o cuidado com vasos e plantas que acumulem água.