Saudades está representada no Seminário Latino-americano das MFRs

Entre os dias 07 a 14 de abril, o Secretário de Educação de Saudades, Alison Ivonei Hoss está participando do Seminário Latino-americano das Casas Familiares Rurais (Maisons Familiales Rurales – MFRs), na Colômbia.

O evento tem um itinerário que agrega os municípios de Medellín, Pueblo Rico e Jericó. O objetivo é acompanhar a implementação de Casas Familiares nestes municípios e também fazer um debate sobre os rumos da educação para o meio rural. “São questões extremamente importantes, pois temos no Brasil e, especialmente, no estado de Santa Catarina, condições um pouco mais amplas e estamos aqui fazendo essa contribuição para que também os nossos amigos da Colômbia possam ter uma educação voltada ao meio rural e para os filhos dos agricultores”, pontua Alison.

Além disso, outro objetivo da viagem é trocar experiências positivas a fim de utilizá-las nas atividades no país e, principalmente, na CFR de Saudades.

Na quarta-feira (11), os participantes estiveram num debate com o governo do departamento de Antioquia, a fim de mostrar as experiências no Brasil e na França, discutindo-as com os profissionais que atuam na Colômbia, fomentando a busca de recursos às CFR’s e também o reconhecimento enquanto instituição. “Foi um debate muito importante, onde o embaixador da França esteve junto, apoiando esse movimento dos colombianos. Com certeza, colhemos bons frutos e pudemos expor um pouco sobre as nossas experiências no estado de Santa Catarina e no município de Saudades”, completa o Secretário.

O meio rural, nos arredores de Medellín, é uma região montanhosa, onde as propriedades possuem no máximo 2 hectares. “Assim, os produtores precisam fazer um trabalho com uma diversificação muito grande e cultivar em pequenos espaços de terra. Esse é um dos grandes desafios, pois além do relevo, as áreas são muito pequenas. Por isso, percebemos uma diversificação muito grande nas propriedades sendo que muitas delas trabalham apenas para a subsistência”, frisa Hoss.

O modelo de educação colombiano também enfrenta dificuldades, principalmente no transporte, devido às distâncias, e também pelo fato de as estradas serem estreitas e encontrarem-se em péssimas condições de trafegabilidade. “São empecilhos para que os filhos dos agricultores tenham acesso à escola e também há dificuldade em se prestar um ensino voltado aos filhos dos campesinos. São experiências importantes e com certeza, estamos contribuindo para esse debate”, conclui Alison.