Prefeito Daniel participa de audiências com DNIT e DEINFRA

Na segunda-feira (25), o prefeito de Saudades Daniel Kothe, juntamente com o prefeito de Cunhataí Luciano Franz, esteve em Florianópolis, participando de duas importantes audiências.

A primeira, com o DNIT, discutiu a situação das BRs 163 e 282; esta audiência foi intermediada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), coordenada pelo presidente em exercício Waldemar Antônio Schmitz. O superintendente do DNIT-SC, Ronaldo Carioni Barbosa, também esteve presente.

Conforme o prefeito Daniel, o trecho da BR 282 entre as cidades de Chapecó e São Miguel do Oeste e o trecho da BR 163 deste município até Dionísio Cerqueira são os que mais causam preocupação, pelo estado precário que se encontram. “Com toda certeza, dentro do estado de Santa Catarina, são os dois trechos e as duas BRs em piores condições. É lastimável a situação que se encontra, principalmente, a BR 282, que é usada diariamente pelos saudadenses”, destacou.

A situação dessas rodovias tem gerado uma preocupação muito grande; porém, o Governo Federal, representado pelo DNIT, afirmou que encontra dificuldades para fazer a manutenção dessas vias. “Estamos vivendo um período diferente, no final de um governo, que inclusive está politicamente ‘se arrastando’, com pouquíssima capacidade de fazer qualquer tipo de investimento. Mas, no entanto, nós continuamos com a esperança de que o que é dito seja de fato realizado”, completou.

Já sobre a rodovia estadual SC 160, cujo traçado vai do município de Campo Erê até São Carlos, a preocupação levada pelos prefeitos foi, principalmente, no trecho compreendido entre este município até Pinhalzinho. O Secretário de Estado de Infraestrutura Paulo Roberto Tesserolli França também se fez presente na reunião.

“Expusemos a realidade difícil que se encontra esta rodovia. E, mais uma vez, ouvimos de que o governo do estado não disponibiliza de recursos para fazer a recuperação destas vias”, frisou Kothe. O prefeito se mostrou ainda mais preocupado pelo fato de que grande parte das rodovias estaduais têm problemas de infraestrutura.

O governo do estado, muitas vezes, tem acesso a financiamentos para pavimentar trechos novos, via financiamento; mas, por outro lado, não realizou um planejamento para viabilizar recursos para manutenção das vias já pavimentadas. O Secretário usou, como justificativa, a dificuldade financeira do estado catarinense, o que foi questionado duramente pelos prefeitos.

“O atual governo de Santa Catarina está há 16 anos no poder. Foram dois mandatos de governador com Luiz Henrique e mais dois mandatos como vice do governador Colombo. Então, se a situação financeira do estado está ruim, não há dinheiro, essas pessoas participaram deste processo. Assim, é importante que também assumam suas responsabilidades por esta situação que está colocada”, aduziu Kothe.

O prefeito destaca ainda que não houve uma sinalização positiva por parte do governo do estado, sinalizando uma intervenção na SC 160, a fim de fazer as melhorias necessárias. Houve, entretanto, o comprometimento de que uma equipe técnica fará uma vistoria in loco da situação da rodovia, algo que também foi prometido em reuniões anteriores e até hoje não saiu do papel.

“Enquanto governo municipal, recuperamos a Avenida Brasil. Temos um projeto para fazer a revitalização até o portal. Esse é também o traçado da SC 160 e temos receio que, se o estado não fizer a recuperação do restante do trecho, vai ficar bonito e em boas condições só a parte dentro da cidade e o restante vai continuar dessa forma que está, inclusive, colocando a vida das pessoas que utilizam a via em risco”, lamentou o prefeito.

Daniel acredita ainda que, se os reparos fossem feitos com brevidade, seriam evitados gastos mais vultuosos e desnecessários no futuro, uma vez que alguns pontos da SC 160 correm o risco de ruir. “Infelizmente, a falta de planejamento causa essas situações sérias que estamos vendo. Eu tenho fé que, a partir do ano que vem, tenhamos um novo governo, que seja um pouco mais preocupado com a situação das nossas rodovias estaduais, especialmente, fazendo o seu papel na manutenção dessas infraestruturas, para que todos esses investimentos que estão sendo feitos, como aqui em Saudades, nas indústrias, na produção agrícola e agropecuária, tenham mais condições de serem reconhecidos e valorizados, com uma rodovia melhor”, concluiu Kothe.