Saudades está em alerta com a Dengue

Saudades vive um momento de alerta: na semana passada, uma pessoa que não reside no município foi internada no hospital da cidade com Dengue. A confirmação foi feita por meio de exames laboratoriais.

De acordo com o Secretário José Ricardo Ternus, a presença do mosquito Aedes aegypti já era uma realidade no município. Porém, agora, com este caso de Dengue, os cuidados devem ser redobrados.

“A preocupação é que, a qualquer momento, possamos ter uma situação mais grave e, por isso, toda a equipe da Secretaria da Saúde está em estado de alerta e todos estão convidados a nos ajudar, fazendo com que tenhamos a minimização do problema”, comenta Zé Ricardo.

Para tanto, é preciso que sejam eliminados todos e quaisquer depósitos de água parada, a fim de evitar a proliferação do vetor. “Nesse momento, precisamos fazer uma ação ‘pente-fino’ nos nossos terrenos, casas e empresas, para que de fato não se tenha água parada em hipótese nenhuma”, completa o Secretário da Saúde.

Além disso, em parceria com a Gerência Regional da Saúde de Chapecó, será feita uma fumigação no centro da cidade, nos locais próximos onde a pessoa contaminada com a Dengue circulou quando esteve no município.

A orientação é para que as pessoas deixem suas casas abertas, durante o processo de fumigação, que está previsto para ser realizado nesta terça-feira (19). Além disso, roupas devem ser retiradas do varal e frutas e verduras devem ser bem lavadas para o consumo posterior. O produto a ser aplicado tem a certificação do Ministério da Saúde.

Por fim, Zé Ricardo pede o apoio e a ajuda de toda a comunidade saudadense. “Pedimos por favor que as famílias nos ajudem, para podermos minimizar o problema”, conclui o Secretário da Saúde.