Prefeitura Municipal de Saudades Recebe Estudo do Programa TRATARSAN

Na última quinta-feira, dia 07 de novembro, o prefeito Daniel Kothe participou da reunião da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), o qual é presidente.

Na oportunidade, o prefeito municipal recebeu o estudo e o planejamento do programa TRATARSAN, realizado a partir de uma parceria com a AMERIOS e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS). O TRATARSAN é um programa desenvolvido para municípios com menos de 20.000 habitantes, que visa à implantação de uma estação de tratamento de esgoto no município.

Primeiramente, realizou-se um levantamento da situação do município em relação ao esgoto. Fez-se um mapeamento das residências adequadas ao esgotamento sanitário, ou seja, das residências que possuem fossa, filtro e sumidouro e das que não possuem. A partir desse levantamento, foi elaborado um planejamento para que o município dê o destino correto e faça o tratamento do esgoto sanitário. Inicialmente, deverá ser construída ou alugada uma estação do tratamento e, a partir disso, será realizada a coleta periódica dos resíduos em cada residência, que deverão ser transportados, com um caminhão apropriado, até a estação de tratamento. Depois de tratados, os resíduos serão eliminados de forma correta, a fim de não causarem impactos ambientais.

Portanto, a prefeitura municipal tem o compromisso de executar esse planejamento de forma gradativa e, quando estará em funcionamento, será cobrada uma taxa mensal da população para custear as despesas.