Casa Familiar Rural de Saudades Forma 9ª Turma do Curso Técnico em Zootecnia

Na noite de sexta-feira (20), aconteceu a formatura de mais uma turma do curso Técnico em Zootecnia, da Casa Familiar Rural de Saudades (CFR). Após três anos de muito empenho e estudo, 14 jovens formandos levaram para suas casas o diploma com a certificação de Técnicos em Zootecnia.

Na solenidade de formatura, estiveram presentes autoridades dos municípios que fazem parte da área de abrangência da Casa Familiar Rural, o corpo docente, familiares e amigos dos formandos.

Para Sandra Schuh, coordenadora de curso da CFR, esse momento de formatura é uma etapa muito significativa na vida do aluno, pois é o momento de comemorar as conquistas e perceber que, de fato, todo esforço e estudo valeram a pena. “Com certeza são jovens habilitados para atuar em suas propriedades, para fazer a sucessão junto às suas famílias e estão aptos para atuar no mercado de trabalho com a formação que receberam”, salientou Sandra. Além disso, esclarece que esse evento encerrou as atividades do ano letivo de 2019, porém, as matrículas para quem deseja ingressar na CFR, no ano de 2020, continuam: “Mesmo nesse período de férias, as matrículas para o ano de 2020 continuam abertas. Quem tiver interesse, pode entrar em contato com a secretaria da educação ou com a secretaria da agricultura para mais informações, pois ainda restam algumas vagas”, completou a coordenadora.

Alison Ivonei Hoss, secretário da educação e presidente da Arcafar, em sua fala durante a solenidade, destacou a importância do curso para a formação de bons cidadãos e parabenizou os alunos formandos pela boa índole e comportamento demonstrados ao longo do curso. “Quando esses alunos saírem da Casa Familiar Rural e permanecerem na propriedade da família ou optarem por trabalhar em outra propriedade ou em outra atividade, com certeza serão pessoas responsáveis na sociedade e é esse um dos objetivos da Casa Familiar Rural de Saudades: ensinar aos alunos muito além do conhecimento científico”, concluiu Alison.

O presidente da associação da CFR, João Schmatz, em sua alocução, agradeceu a todos os que se envolveram e se dedicaram para garantir o bem-estar dos alunos ao longo dos três anos de formação. “Meu agradecimento à diretoria da CFR e às famílias que apoiaram os filhos no estudo, que dedicaram um tempo do domingo preparando e separando tudo o que precisavam para passarem a semana na Casa Familiar Rural. Meu agradecimento especial aos professores também, obrigado por ensinarem nossos filhos! A educação vem de casa, o ensino é na escola, e essa missão foi muito bem cumprida pelos docentes”, complementou João. Parabenizando os formandos, o presente da associação os desejou sucesso profissional e que nunca percam suas essências e suas raízes. “Desejo que vocês, alunos, continuem com suas famílias, é na família que a gente tem os pés no chão. Vocês podem voar muito alto, mas o lugar de acolhida será sempre na família”, finalizou Schmatz.

Tendo em vista que a Casa Familiar Rural procura oferecer um ensino voltado à formação integral do jovem, em conjunto com sua família e comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida e preparar os alunos para o mundo de conhecimentos e transformações, Daniel Kothe, prefeito municipal de Saudades, destaca que a CFR tem se tornado motivo de orgulho para os munícipes e para a administração municipal: “A casa familiar, nos últimos anos, tem sido motivo de muito orgulho. Isso é fruto de um trabalho muito bem feito por toda equipe pedagógica aqui da nossa escola, que dá bons resultados e bons frutos, porque eles acreditam nesse projeto. Obrigado por estar desempenhando esse bonito trabalho”. O prefeito também desejou muito sucesso aos formandos, que possam alcançar todos os objetivos com coragem e muita persistência. “Aqueles que não têm medo de dedicar uma hora do seu dia para estudar, trabalhar e fazer a diferença são os grandes vencedores”, concluiu Kothe.

Como a Casa Familiar recebe alunos de oito cidades, os formandos deste ano são dos municípios de Saudades, Pinhalzinho, Nova Erechim, Nova Itaberaba e São Carlos, sendo eles: Alan Schmatz, Alex Hübner, André Goetz, Daniel Brutscher, Eduardo Solivo, Eduardo Schabarum, Jaqueline Brutscher, João Cararo, Leonardo Menegotto, Lucas Watte, Paola Monego, Ricardo Both, Taís Chiapinoto e Wesley Frederece.