Profissionais da Educação Avaliam Alternativa de Ensino Adotada pelo Município

Na última segunda-feira (27), houve a entrega semanal do material aos alunos das escolas EMEF e CEI Pequeno Príncipe. Na oportunidade, as famílias devolveram as atividades realizadas pelo aluno na semana anterior e retiraram o novo material impresso, que deverá servir como objeto de estudo nesta semana.

Em razão da pandemia no novo coronavírus, as aulas permanecem suspensas, em todo estado, até o dia 31 de maio de 2020. Enquanto isso, uma alternativa de ensino foi adotada para que os alunos recebessem o conteúdo e continuassem com os estudos em suas casas. Apesar da alternativa de ensino ser considerada uma experiência inovadora e até mesmo desafiadora, os professores da rede municipal de ensino têm avaliado positivamente o método, que apresentou resultados, principalmente porque as atividades estimulam a integração entre pais e filhos.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saudades (EMEF Saudades), juntamente com os professores, desenvolveu atividades alternativas em material impresso, que serão realizadas pelos alunos em casa, com o apoio da família. “Em razão disso, percebemos que houve interação do aluno com a família no processo de desenvolvimento das atividades escolares. Essa forma de estudar está sendo positiva, pois proporciona a união da família durante o ensino-aprendizagem de cada aluno, fazendo com que os pais se aproximem mais do processo de ensino. As famílias podem continuar contribuindo com a forma de estudar em casa, buscando as atividades na escola semanalmente e auxiliando os alunos. A conclusão desta situação toda é que aprendemos ainda mais quando ensinamos!”, destacam os profissionais da educação que atuam na EMEF.

O Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe também adotou essa mesma alternativa de ensino, onde os professores realizam o planejamento das atividades de forma semanal, visando a reposição das aulas. “É uma forma de dar sequência ao ano letivo! Está sendo gratificante, pois percebemos que as famílias estão se adaptando a essa forma de ensino e estão colaborando ao virem até a escola retirar as atividades para que o filho(a) possa realizar. Também temos alguns pais que, mesmo com aviso prévio, precisamos novamente entrar em contato e pedir para passarem na escola buscar o material. Para o benefício de toda comunidade escolar, precisamos que todos os pais continuem ajudando, retirando as atividades e auxiliando os filhos(as) na realização das mesmas”, salientam os professores do CEI Pequeno Príncipe.

Como pode-se perceber, as famílias possuem um papel muito importante durante esse período, que vai desde retirar o material na escola até ajudar as crianças na realização das atividades. Juntos, especialmente em tempos de pandemia, escola e família fazem toda a diferença na aprendizagem das crianças!