Comissão Especial de Monitoramento do Coronavírus de Saudades Analisa a Situação do Município

Na última terça-feira (05), a Comissão Especial de Monitoramento do Coronavírus (COVID-19) se reuniu para analisar a atual situação que o estado e o município enfrentam diante da pandemia do coronavírus.

Até o momento, Saudades não registrou nenhum caso de COVID-19, porém, os cuidados devem ser intensificados, uma vez que vários casos já foram confirmados nos municípios vizinhos. O município adquiriu 70 testes que poderão ser aplicados nos pacientes que apresentarem suspeita da doença, contudo, o teste será feito mediante requisição médica.

Com a redução da receita, algumas medidas foram adotadas pela Administração Municipal a fim de reduzir gastos. Dentre as medidas, destaca-se o turno único de trabalho na secretaria de administração, da agricultura e da infraestrutura e a redução salarial do prefeito, vice-prefeito, secretários e ocupantes de cargos comissionados. As demais medidas adotadas, que dizem respeito ao isolamento social, suspensão de aulas e atividades que visam aglomerações de pessoas, cumprem o que está previsto nos Decretos emitidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

O uso da máscara é uma recomendação da Administração Municipal. Os munícipes devem estar conscientes de que, associado aos demais cuidados, o uso da máscara diminui consideravelmente as chances de transmissão e contaminação do coronavírus, portanto, o uso é fundamental sempre que for preciso sair de casa, tanto para frequentar espaços abertos quanto para os espaços fechados. Diante dessa importância, o município já distribuiu 2.000 máscaras à população. Elas estão à disposição nos órgãos públicos municipais e, quem precisar, poderá se dirigir a esses locais para retirar, gratuitamente, as máscaras. Ressalta-se que as máscaras que foram e ainda estão sendo distribuídas foram confeccionadas no município de Saudades.

Além dos cuidados necessários, mais uma ação é muito importante no combate ao coronavírus: Não espalhe FAKE NEWS! Sempre que receber qualquer informação, seja ela escrita ou por meio de áudio, procure identificar a data da publicação, origem e quem a escreveu. Se a origem for da mídia tradicional, a probabilidade dessa infomação ser distorcida, tendênciosa e exageradamente alarmante é muito grande. Em tempos de pandemia, muitas notícias falsas alarmam a população e tendem a atrapalhar as medidas de enfrentamento. Antes de compartilhar as informações, certifique-se de que ela é verdadeira e veiculada por fontes seguras de mídia independente.