Pórtico de Saudades é Alvo de Depredação

Na manhã da última quinta-feira (16), um ato de depredação foi registrado no Pórtico de Saudades. Possivelmente as ações aconteceram entre a noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira.

Várias plantas e objetos foram danificados: O vidro da parada de ônibus e o vidro em frente à capelinha que acomoda a imagem da Sagrada Família de Nazaré foram quebrados, postes de iluminação foram derrubados, lixeiras foram quebradas e as plantas cortadas próximo ao chão.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado e as investigações para identificar e, posteriormente, punir o(os) autor(es) da depredação foram iniciadas. Até o fim da tarde da quinta-feira, a Polícia Civil do município identificou, localizou e prendeu os responsáveis pelos danos cometidos contra o patrimônio público municipal. Dois homens foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada de Maravilha

O Artigo 163 do Código Penal prevê penas para quem causa dano ao patrimônio público:

Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Parágrafo único – Se o crime é cometido:

I – com violência à pessoa ou grave ameaça;

II – com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave;

III – contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista;

IV – por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima

Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, a secretaria de infraestrutura, por meio do Departamento de Serviços Urbanos, vem trabalhando para garantir a segurança e enaltecer a beleza do Vale da Hospitalidade com a plantação e a manutenção de variadas espécies de flores e árvores que embelezam ainda mais as ruas do município. Atos de depredação, como os que foram registrados, não vão impedir a continuidade das obras e serviços urbanos.

Há alguns meses, canteiros de flores ao longo da Avenida Brasil também foram danificados. Os autores da depredação foram identificados e devidamente punidos pelos danos causados ao patrimônio público.