Secretaria Municipal de Assistência Social abre inscrição para o Programa Família Acolhedora

O afeto de uma família tem um poder transformador

A Secretaria de Assistência Social de Saudades-SC abre inscrição para o Programa Família Acolhedora.

O serviço Família Acolhedora, surge como uma importante garantia do direito à convivência familiar e comunitária na infância e adolescência. O objetivo é promover a guarda familiar temporária de crianças e adolescentes, ou conjunto de irmãos, que estão afastadas de suas famílias de origem e em situação de risco pessoal e social. A meta principal é, proporcionar o acesso ao carinho e à atenção de uma família com disponibilidade afetiva, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar.

O que é família Acolhedora?

São famílias da comunidade que se dispõem a participar do programa ao qual são selecionadas, capacitadas, cadastradas e acompanhadas pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, para oferecer e garantir cuidados individualizados em ambiente familiar e afetuoso para crianças que estão afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva (ECA, Art,101) devido à diversos fatores que impossibilitou temporariamente a família de origem a cumprir sua função de cuidado e proteção. A prioridade é viabilizar o retorno da criança ao convívio com a família de origem ou, na impossibilidade encaminhamento para a adoção.

Quem pode acolher?

Para se cadastrar no serviço, as famílias precisam atender aos seguintes pré-requisitos: residir no município de Saudades; ter disponibilidade afetiva e emocional; haver concordância de todos os membros do núcleo familiar; não estar cadastrado no Cadastro Nacional de Adoção; não possuir antecedentes criminais; habitabilidade em ser cuidador; comprovação de renda; todas as configurações familiares são aceitas. As famílias passarão por um processo de entrevista e analise do perfil, visitas domiciliares, supervisão individual ou em grupo e acompanhamento, em seguida serão capacitadas. Essas etapas irão avaliar as motivações, disposição, desejo e habilidades do núcleo familiar para acolher, e será realizado pela equipe de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social.  De acordo com a Lei 1.896/2009 no seu Art.9, estabelece que a família que se dispuser e for apta a participar do programa ao acolher, receberá um salário mínimo mês por criança acolhida.

Interessados em efetuar o cadastramento, favor procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, para realizar a inscrição nos seguintes horários: das 07h e 30min às 11h e 30min e das 13h às 17h, ou agende seu atendimento pelo telefone (49) 3334-3630.