21 de Setembro – Dia da Árvore

Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

 

O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

 

Como surgiu o dia da árvore?

 

Tudo começou em 10 de abril de 1872 quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos.

 

O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza e como isso afetaria a vida a longo prazo.

 

No Brasil, apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965.

 

Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas.

 

A árvore símbolo do Brasil é o Ipê-amarelo

 

O Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasil.

 

Além disso, entre os meses de agosto e setembro é a época em que as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em 7 de setembro.

 

Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente:

 

  • Árvore símbolo da região Norte – castanheira;
  • Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;
  • Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;
  • Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;
  • Árvore símbolo da região Sul – araucária.

 

A Secretaria Municipal da Educação de Saudades-SC comemora a data com atividades alusivas ao dia da árvore nas aulas de artes no Ensino Fundamental (EMEF). Os alunos do segundo ano realizaram uma atividade de conscientização sobre esse dia com a elaboração de um trabalho para o qual foram utilizados os seguintes materiais: palitos de picolé, tinta, papel crepom, folha de ofício, lápis de cor e cola.

 

Ainda, durante o 07 de setembro de 2021, foram distribuídas plantas aos alunos durante o drive-thru da Independência.

 

Na Educação Infantil, também ocorreu a distribuição de mudas no 07 de setembro, bem como no dia 21 de setembro, com o objetivo de conscientizar acerca da importância das árvores, fomentando o plantio das mesmas junto aos alunos, com o devido registro desse plantio, devidamente enviado aos professores posteriormente.