O COMEÇO DE UMA NOVA TRAJETÓRIA!

O começo desta história se inicia ainda no ano de 2005, quando os atletas Lucas Heinzen, Lucas Fagundes, William e Théu iniciaram a carreira no futsal saudadense. Entre os anos de 2005 e 2014 os atletas eram comandados pelo professor Tarcísio Cassol, carinhosamente conhecido por professor Cassol, onde obtiveram diversos títulos pela categoria de base, participando das competições regionais e jogos escolares.

Relata o professor Cassol, “tive o prazer de trabalhar com estes meninos desde muito cedo, ainda na iniciação até se tornarem jovens promissores. Após minha aposentadoria, segui acompanhando o desenvolvimento e crescimento dos mesmos pela ADAF. Sinto-me orgulhoso pelo atleta e cidadão que estão sendo formados. Agora galgando algo maior (atuar na Liga Nacional), desejo de coração que o sucesso esteja ao lado destes amados meninos (Lucas Xuxinha, Lucas Fagundes, Théu e William). Voem molecada, estarei na arquibancada, TV ou onde for torcendo e acreditando em vocês. Abração!”

Após este período os atletas passaram a ser coordenados pelo professor Evandro Urnau, vulgo Supi, firmando suas carreiras no time adulto da ADAF Saudades, entre os anos de 2015 e 2016.

“Falando um pouco destes atletas, Xuxinha, Lucas Fagundes, William e Théu, na época foi um grande desafio a ser aceito em estar levando a equipe para um campeonato estadual e tivemos uma grande felicidade em poder iniciar este desafio a frente desta equipe, afinal era uma competição bem superior ao que estávamos acostumados. Tivemos que transformar muitas coisas, inclusive na parte tática, apresentar detalhes táticos defensivos, movimentações ofensivas e também como já se demonstrava naquela idade, estes meninos com muita facilidade para estar pegando estas orientações. Foi uma transformação muito grande, tivemos que dar início a esta parte mais inteligente do futsal, conseguimos representar bem e o empenho destes meninos facilitou muito. Foi uma grande satisfação, aprendemos muito, hoje já cidadãos formados e bem introduzidos dentro da sociedade, pessoas de bem e é o que mais nos orgulha. Não podemos só falar do futsal, mas também sobre tudo que se aprende nestas competições. Falando um pouco sobre estes cidadãos que hoje estão almejando saltos maiores e claro com o devido merecimento. Fico muito feliz por ter participado desta trajetória, na época foi bem desafiador estarmos conhecendo grandes equipes e grandes jogos, jogando um futsal de alto nível, tivemos que evoluir rapidamente, e conseguimos, na época transformar jogos bem difíceis e com equipes bem acima da nossa realidade, e transformar em jogos bons, competitivos. É uma satisfação torcer muito por eles aonde estiverem, que estejam sempre bem amparados, com Deus acima de tudo, fé no coração e tudo dará certo”. Afirma o professor Supi.

A partir do ano de 2016 os atletas começaram a ser comandados pelo professor Gelson Girardi o qual permaneceu até o momento. Durante este ciclo os atletas conquistaram diversos títulos importantes, sendo eles:

  • 2016 – Campeão da Liga Catarinense (primeiro campeão da competição).
  • 2017 – Campeão da Copa Catarinense.
  • 2018 – Campeão Desafio de Ligas (primeiro campeão da competição).
  • 2020 – Campeão Taça Carlos Culmey.
  • 2021 – Campeão Regional JASC; Vice-Campeão Estadual JASC.
  • 2022 – Campeão Taça Amerios; Penta Campeão Taça Carlos Culmey; Campeão Returno da Liga Catarinense; Vice-Campeão da Copa Catarinense e Vice-Campeão Geral da Liga Catarinense.

Dizeres do professor Gelson, “é com imenso prazer que hoje estamos encaminhando 4 atletas da ADAF Saudades para uma equipe adulta de Liga Nacional, quando começamos o projeto da ADAF Saudades das escolinhas lá em 2016, planejávamos preparar atletas para a equipe adulta, e consequentemente para outras equipes, e hoje isso está se concretizando, fico feliz juntamente com outros professores que trabalharam com esses atletas, que isso sirva de motivação para os demais atletas da escolinha”.

Mensagem de Leandro Sulzbacher, (Lê), “falar do que está acontecendo com esses meninos do projeto ADAF, que tive a honra de ser um dos fundadores é fantástico. Sempre tive muita vontade de jogar a liga nacional, pois é a maior competição do nosso país. Agora teremos 4 atletas oriundos da nossa base podendo participar, sinto orgulho deles e de dever comprido para com o projeto. Desejo a eles muita humildade, comprometimento e trabalho para que possam chegar nos seus objetivos”.

“Iniciei no futsal com 5 anos de idade e de lá pra cá nunca parei de treinar. Vim morar em Saudades no final de 2010 onde comecei a treinar com o professor Cassol. Participei de muitas competições na base e ingressei no adulto no ano de 2017 depois de ter saído por um período para jogar campo. No adulto fiquei um bom tempo sem jogar, apenas treinando. Quando estava começando a entrar aos poucos acabei tendo uma lesão no joelho que fez com que ficasse um ano fora das quadras. Tendo que recomeçar do zero, após a cirurgia fui voltando aos poucos e foi quando um outro companheiro de equipe acabou se machucando que as oportunidades começaram a aparecer e a partir disso comecei a entrar em todos os jogos”. Afirmou o atleta Lucas Fagundes.

“Minha trajetória no futsal iniciou com 7 anos de idade, treinando com o professor Tarcísio Cassol no município de Saudades. Com 10/11 anos joguei alguns campeonatos por Nova Erechim, intercalados com as competições de Saudades. Ingressei na equipe adulta de Saudades (ADAF) em 2015, que era comandada pelo professor Evandro Urnau (Supi). Em 2019 acabei me desligando do futsal para focar nos estudos, retornando pra equipe em 2020, que já era comandada pelo professor Gelson Girardi”. Declarou o atleta Lucas Heinzen (Xuxinha).

“Comecei no futsal com 8 anos, na escolinha do município com o Professor Cassol, onde começamos a jogar competições regionais e jogos escolares. Com 13/14 anos, comecei a jogar no sub 15 da ADAF onde fiquei até 2016, sendo que em 2017 ingressei na equipe adulta. Em 2018 parei de jogar futsal, por conta dos estudos, mas retornei na metade de 2019, onde permaneci até o momento”. Destacou o atleta Théu.

“Minha trajetória no futsal teve início com 9 anos, jogando por saudades com o professor Tarcísio Cassol, joguei por outras equipes como Joni Gool e Pinhalense. Com 15 anos subi para o time adulto da ADAF onde joguei por 4 anos. Pela base e adulto conquistei vários títulos”. Afirma o atleta William.

A ADAF Saudades agradece aos atletas pela grandiosa participação e dedicação nestes anos de parceria. Que este novo rumo seja ansiando trajetórias maiores. Desejamos as maiores conquistas de suas carreiras e deixamos aqui um até breve de todos os atletas, comissão e principalmente de nossa torcida que sempre permanecerá apoiando todos vocês.