01 de Dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS

A Campanha Dezembro Vermelho é uma mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Objetiva, conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode ocorrer, também, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas. De maneira menos comum, também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma campanha de Testes Rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Na unidade do Centro e Distrito de Juvêncio será no dia 01 de dezembro, na UBS do Laje de Pedra será no dia 02 de dezembro de 2022.

Ligue e agende seu exame.

As unidades de saúde também disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.

Prevenir é um ato de amor a si mesmo.