Secretaria da Saúde promove palestra para agentes comunitários de Saúde

Secretaria da Saúde promove palestra para agentes comunitários de Saúde

 

     A Secretaria da Saúde de Saudades promoveu na terça-feira, dia 07, a reunião mensal dos agentes comunitário de Saúde, com a participação do médico veterinário da CIDASC, Ivan Ulsenheimer. O principal assunto abordado por Ivan foi com relação à tuberculose e à brucelose animal, que são doenças contagiosas e podem ser transmitidas aos seres humanos.

 

     De acordo com dados apresentados, atualmente ocorrem 129.000 novos casos de tuberculose em humanos no Brasil a cada ano, com 6.000 mortes/ ano no Brasil e 2 milhões mortes/ ano no mundo. As principais causas da contaminação são: aquisição de animais infectados; animais silvestres; ar, urina, fezes, leite, alimentos, pastagens e água; aglomerações e ambientes favoráveis.

 

     Já a brucelose é transmitida pela ingestão de leite, carne e derivados crus, contato com ferimentos e tem como principais sintomas fraqueza, febre, sudorese, dor de cabeça, de costas e nas articulações, infertilidade (persistente).

      A melhor forma de prevenir a tuberculose e a brucelose animais é o produtor adquirir animais testados; desinfecção de instalações, bebedouros e cochos; pasteurização/ fervura do leite; serviço de inspeção/ rotina de testes; eliminação de positivos.

 

     Para a secretária da Saúde, Vera Neumann, o principal objetivo da palestra foi levar conhecimento aos agentes de Saúde, que poderão colaborar nos trabalhos de conscientização junto às famílias do interior. “Muitas vezes, o que falta ao nosso produtor é conhecimento e falta de informações. O trabalhos de prevenção das doenças deve ser incansável, o que resultará em mais saúde aos saudadenses”, enfatizou a secretária.