Grupo “Cuidar de quem cuida” é implementado pelo Cras em Saudades

O Centro de Referencia de Assistência Social (Cras), com o objetivo de trabalhar a família em suas diversas facetas implementou,  no município de Saudades, o grupo “Cuidar de quem cuida ”, com o intuito de trabalhar com as famílias que possuem algum membro que apresente alguma necessidade de cuidados especiais.

O público alvo são os cuidadores do município. Por muito tempo, pouco se olhou para o cuidador, focando-se assim apenas na patologia ou dificuldade do membro familiar que necessitava de cuidados, e pouco se observou que a pessoa que prestava serviço também adoecia. Quando o papel de cuidador deixava de existir, pelo falecimento do membro da família, perdia-se também a identidade e o foco do cuidador.

Observando esta problemática e pensando na prevenção, a Secretaria de Assistência Social elaborou este projeto, que visa amparar, fortalecer e instrumentalizar as famílias que possuem algum membro com patologia e/ou deficiência na qual necessitam de cuidados.

O primeiro encontro aconteceu no dia 30 de julho, às 14 horas, no Centro de Idosos da sede, onde as Psicólogas e Assistente Social dialogaram com as 25 famílias, sobre o papel e a importância do cuidar do outro, sem esquecer de cuidar de si próprio.

Os encontros serão realizados mensalmente, estando o próximo marcado para segunda feira, dia 11 de agosto.