“Mutirão Todos Contra a Dengue” aconteceu no sábado (27) com apoio das empresas saudadenses

Nos últimos meses a dengue tornou-se uma preocupação no Brasil. Diante do atual cenário, a Vigilância Epidemiológica e o Setor de Endemias de Saudades organizaram um mutirão de limpeza nos bairros. A ação aconteceu no sábado (27) e contou com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e voluntários das empresas Dass, Dray e Finestra.

A campanha “Todos Contra a Dengue”, teve o objetivo de recolher o lixo existente em ruas e pátios, além de orientar a população quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Nos imóveis visitados as equipes constataram água parada e também focos do Aedes aegypti.

Conforme a enfermeira da vigilância epidemiológica e coordenadora do programa da dengue, Liamara Schmatz, os bairros vistoriados foram Morada do Sol, Reuter, Boa Vista, Belvedere, Laje de Pedra, Beira Rio e Centro. “Pedimos a todos os munícipes para aderir a esse movimento e que cuidem de seus terrenos, evite acumular lixo e mantenham as cisternas bem fechadas e as calhas limpas”, solicita.

Com esse intuito, a Secretaria Municipal de Saúde, já realizou diversas campanhas de orientação voltada ao público infantil e adultos, sendo atividades eficazes no combate à doença. “Realizamos ações rotineiramente com o Setor de Endemias, educativas e de emergências devido ao momento. Também estivemos presente nas escolas, praças, comércio e indústria. Com o apoio de todos, seguimos contra o mosquito”, disse Auliane Hackenhaar, Secretária de Saúde.

O prefeito, Maciel Schneider, acompanhou a ação e agradece a todos os voluntários e equipes do Setor de Endemias que aderiram a campanha “Todos Contra a Dengue”.

Dengue

O Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, e Febre Amarela, causa sintomas como, febre alta, náuseas, vômitos, dor de cabeça, cansaço excessivo e manchas vermelhas na pele. Pode facilmente ser confundido com outras doenças.

O Governo Municipal solicita a colaboração e agradece a compreensão da população que seguem as medidas de prevenção.

Município de Saudade-SC. O Amanhã Está Aqui!