Curta o carnaval com segurança, use preventivos contra a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis

O Carnaval está chegando, sendo preciso curtir a folia com consciência, segurança e, principalmente, saúde. Os foliões esperam ansiosos por essa época do ano, mas o grande problema é que acabam abusando de bebidas alcoólicas e se esquecendo dos cuidados preventivos contra a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), também conhecidas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

As ISTs representam um grave problema de saúde pública, cada vez aumenta mais o número de pessoas infectadas. São causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada. Entre as ISTs estão HPV, HIV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C, sífilis e outras.

O contato sexual desprotegido não é a única forma de contágio, existem outras formas como compartilhamento de seringas, agulhas, objetos cortantes como lâminas de barbear e de mãe para filho durante a gestação e parto.

Dados da doença no Estado de Santa Catarina

Em Santa Catarina os casos de HIV/Aids ainda há uma preocupação com relação a novas infecções. No ano de 2020 foram notificados 2.972 novos casos, em 2021 foram 3.095 e, em 2022, até o mês de novembro, foram 2.055.

Os homens são os mais infectados, em 2022 foram 1.385 homens para 670 mulheres e a faixa etária mais acometida é a de adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. Atualmente, um total de 45.029 pacientes realizam tratamento no estado.

Outra IST muito relevante, que está cada dia aumentando mais os casos em toda nossa região é a Sífilis. Santa Catarina está entre os estados com maiores índices da doença, desde 2012 até 2021, com 66.519 casos novos, 15.289 sífilis em gestante e 4.672 sífilis congênita (em menor de 1 ano).

É importante lembrar que o cuidado e proteção, não é somente nesta época do ano. Use preservativo durante todos os tipos de relações sexuais, há distribuição gratuita nas unidades de saúde.

Prevenir é um ato de amor a si mesmo!