De forma lúdica, profissionais da saúde incentivam a vacinação em crianças

Neste mês de março, a equipe de Sala de Vacina através do Programa Saúde na Escola, realizou uma importante atividade com alunos da Educação Infantil. A Secretaria Municipal de Saúde, preocupada em manter as coberturas vacinais em crianças, executa estratégias para chamar a atenção da população para a importância do calendário vacinal estar atualizado.

A atividade teve o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a importância da vacinação, utilizando-se de atividades lúdicas, para através das crianças comover os familiares, e sensibilizar o interesse pelo esquema vacinal.

Cada criança compareceu com o seu brinquedo preferido. A equipe explicou sobre a caderneta de vacinação estar atualizada para a proteção das doenças, que a vacina pode doer, mas a dor é leve e logo passa e da importância de não se mexer na hora da injeção. Demonstrou sobre a limpeza da pele e o local que o algodão deve ser descartado, colocação do curativo e quais são os locais de aplicação da vacina, sempre mostrando de forma lúdica (pernas e braços dos brinquedos). Cada criança pôde pegar uma seringa (sem agulha) e vacinar seu brinquedo. As crianças explicavam ao brinquedo que não precisava chorar e nem ter medo pois era apenas uma vacina, que dói, mas já passa e colocam o curativo no local da aplicação. Logo após, as crianças receberam uma caderneta de vacinação de brinquedo, que continha na capa, local para a identificação, desenho para colorir e no interior espaço para o carimbo da vacina aplicada. Dessa forma, interagindo com a vacinadora, com a seringa e o jaleco branco, as crianças vão perdendo um pouco do medo que a intimida em relação a vacina.

Ao finalizar a brincadeira, contamos com a presença do Zé Gotinha e nem precisamos falar o quanto elas amaram a experiência.

Município de Saudades/SC. O Amanhã Está Aqui!