I – FESTIVAL DA CUCA DE SAUDADES-SC VALORIZA A CULTURA E TRADIÇÃO GERMÂNICA

Realizado ontem (30), durante as festividades do sexagésimo primeiro aniversário de emancipação político-administrativa e nonagésimo primeiro de colonização do município de Saudades-SC, o 1º Festival da Cuca de Saudades: O Doce Sabor do Vale da Hospitalidade foi um sucesso absoluto, sem dúvida, mais um grande evento para nossa cidade.

A história e origem das cucas alemãs

Chamada originalmente de Streuselkuchen, que significa “bolo de flocos”, é uma massa doce, praticamente um bolo-pão, que se tornou muito famosa no Brasil. O nome cuca resulta do aportuguesamento de bolo em alemão (Kuchen).

É originada da antiga Silésia, seguido pela Prússia, região da qual um considerável número de alemães veio para construir a vida no sul do Brasil, no final do século XIX.

Muitas receitas trazidas pelos imigrantes ultrapassaram os limites do tempo e permanecem na mesa das famílias por várias gerações.

Não existe uma única receita para a cuca, mas uma coisa é certa: o sabor tradicional encanta até os mais exigentes paladares.

É importante dizer que antigamente a cuca alemã era um prato servido apenas em ocasiões especiais como Natal, Páscoa e datas comemorativas, pois a matéria prima principal, a farinha, era cara.

Quando se tornou popular em toda Alemanha era servida com as frutas de sua estação.

Além de manter a paixão pela iguaria, que está presente desde a antiguidade nas mesas das famílias, ela é conhecida pela facilidade na preparação e pelo singular sabor da mistura dos ingredientes, que desperta o paladar e a memória afetiva.

Uma tradição que ultrapassa gerações.

A tradicional receita é passada de mãe para filhos, cuja intenção é perpetuar tal costume; além de manter a paixão pela iguaria, que está presente desde a antiguidade nas mesas das famílias.

Nesse sentido, a Administração Municipal de Saudades-SC, objetivando valorizar nossos imigrantes desbravadores, bem como, fomentar essa rica tradição, realizou, no aniversário do município, o 1º Festival da Cuca do Vale da Hospitalidade.

“Acreditamos no potencial turístico e também na gastronomia da nossa cidade, que tem essa tradição de reunir as pessoas, tomar um café, comer uma cuca e ficamos muito felizes por isso. Nossos antepassados já faziam esses pratos e sabemos da importância disso. As pessoas quando vem à nossa cidade pedem para experimentar a cuca.” Destacou o prefeito Maciel Schneider.

Os jurados avaliaram os seguintes critérios: aparência, sabor, criatividade, riqueza de produtos, consistência da massa, equilíbrio de recheio e higiene pessoal.

A banca foi composta pela Sra. Raquel Bamberg Tauchert, natural de Saudades, formada em Gastronomia pela Unochapecó e pós graduada em Gestão de Restaurantes. Atuou durante anos como gastrônoma da Unochapecó e como organizadora de eventos do Hotel Bertaso. Sra. Rose Kreling, natural de Saudades, atuou na área de gastronomia como confeiteira, no período de 2005 à 2022, seguindo um legado familiar, tendo sido a cuca da família já premiada como o melhor prato típico da Região Oeste de Santa Catarina e pelo Sr. Marcos Mahle, natural de Saudades, neto do ex-prefeito Sr. José Mahle Sobrinho, Assessor de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços e Presidente do Conselho Municipal de Turismo. Atuou como jurado em outros eventos gastronômicos da região, representando o Vale das Águas.

Após a apreciação das 22 receitas inscritas a banca deliberou e sagrou vencedoras as seguintes receitas:

• 1º Lugar com a Cuca sabor ‘Amendoim com chocolate’ – Sra. Cleonice Schmitt Hanzen, a Cuca 10 do Vale – Edição 2022.
  • 2º Lugar com a Cuca sabor ‘Chocolate’ – Sra. Noeli Wiebbelling
  • 3º Lugar com a Cuca sabor ‘Doce de Leite com uva’ – Sra. Lucia Schuh

O Governo Municipal parabeniza e agradece a participação dos inscritos nessa edição, já estendendo o convite a todos, para participarem do 2º Festival da Cuca – Edição 2023.

Durante o festival foi realizado o Encontrão da Melhor Idade, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A abertura oficial aconteceu pela manhã com um momento de oração realizado pelo Sr. João Idelfonso Thiesen, em seguida teve um delicioso almoço com um variado buffet, servido para os participantes dos grupos da Sede, Distrito de Juvêncio e das comunidades, além de matine com a animação da dupla Sandro e Alan.

Após o almoço, abrilhantando as comemorações o Grupo de Danças Alemãs Jugend Vorwärts realizou várias apresentações, mantendo viva a cultura alemã no município de Saudades-SC, representando o Vale da Hospitalidade por toda região.

A Secretária Claucineide Freitag Schmitz destaca que tudo foi pensado nos mínimos detalhes, para que fosse um momento de alegria, descontração e integração, sendo essa uma forma de demonstrar o quanto os idosos são especiais e merecem nosso respeito e admiração. Muito amor, carinho e cuidado para proporcionar a eles um dia especial, em agradecimento a tudo que eles têm proporcionado ao município.

Na recepção ocorreu também a exposição de produtos artesanais do município – Exposição: Café, Aromas e Sabores do Vale.

O evento contou com a participação do prefeito Maciel Schneider, acompanhado pela primeira dama Isabel Müller, do vice-prefeito Marcos Roberto Hoss, e sua esposa Jéssica Birck. Do mesmo modo, também estiveram presentes os assessores e secretários municipais.

O prefeito Maciel destacou a importância de cada munícipe para tornar o município de Saudades-SC esse importante celeiro de oportunidades, respeito e prosperidade. Salientou ainda do compromisso de continuarmos todos essa maravilhosa história, contribuindo para o seu constante desenvolvimento.

Foi um dia memorável, de muita afetividade, reconhecimento e respeito a todos, que de uma forma ou de outra, contribuíram e contribuem para fazer do Vale da Hospitalidade a nossa terra.

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!