Hora Cívica marca o início da Semana da Pátria em Saudades
Hora Cívica marca o início da Semana da Pátria em Saudades
A partir de 1º de setembro inicia-se em todo o país a Semana da Pátria. Celebrar a Independência do Brasil é ver estampado no rosto de cada brasileiro a alegria de ser brasileiro. Porém, essa alegria não pode ser vista em todos, pois, historicamente, há muita injustiça com a maior parte do nosso povo.
A independência proclamada em 1822 foi para poucos. O povo não acompanhou, nem entendeu o significado da independência: a estrutura agrária continuou a mesma; a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. Mesmo assim, na Semana da Pátria o povo homenageia e honra a sua terra, pois essa data marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política brasileira.
Em Saudades, autoridades, alunos, professores e público em geral acompanharam a abertura da Semana da Pátria em frente ao Palanque Oficial da Escola de Educação Básica Rodrigues Alves.
Na primeira Hora Cívica deste ano, as turmas da 6ª Série representaram a Escola de Educação Básica Rodrigues Alves, dramatizando a música Só o Amor Pode Transformar. Além desta apresentação, as autoridades também fizeram uso da palavra, refletindo sobre a Semana da Pátria.
Em seu discurso, o prefeito Antônio Ulsenheimer salientou a grandeza de nosso país, naturalmente rico, capaz de produzir alimentos para grande parte da população mundial; a grandeza das bacias hidrográficas; a fantástica indústria nacional. E agora, com a descoberta do pré-sal, o Brasil se tornará também um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Sem contar o que o país tem de melhor, que sua gente.
Segundo o prefeito, “homenagear a Pátria é incentivar o desenvolvimento e o acesso a novas tecnologias, quer no campo, quer na cidade, sem comprometer o meio ambiente. E cuidar o meio ambiente é compromisso de todos, começando pelo local onde vivemos, trabalhamos, ou estudamos. Homenagear a Pátria está no compromisso social em diminuir sempre mais a diferença entre ricos e pobres; é ter políticas públicas que garantam o acesso à saúde, à educação, à alimentação e ao lazer; políticas públicas que promovam a geração de empregos e salários dignos”.
O asteamento e arreamento das bandeiras acontecerão até o dia 7 de setembro, às 08h00 e às 16h45min, respectivamente.