Comunidade da Linha Santo Antão Promove festa com homenagem aos pioneiros

Comunidade da Linha Santo Antão Promove festa com homenagem aos pioneiros

 

     Fazendo parte das festividades alusivas ao Cinquentenário de Emancipação Político-administrativa do município de Saudades, a comunidade Santo Antão Abade, da Linha Santo Antão, realizou no domingo (11) uma grande festa, reunindo centenas de pessoas, e realizando uma bela homenagem aos pioneiros da localidade. 

     Um dos momentos mais importantes do evento foi a entrega das medalhas em homenagem aos pioneiros, aquelas pessoas que fizeram parte da história da comunidade, que ainda estão vivas e residem no município. Para a comunidade, foi um momento especial, pois em 2011 comemoram 64 anos de colonização e 56 anos de criação da comunidade.

 

     O primeiro nome dado à comunidade foi Barra Escondida, por causa das dificuldades que os funcionários da Companhia Sul Brasil tiveram para encontrar a barra do riacho, o qual servia de referência para demarcar as divisas. Mais tarde, por influência dos padres, recebeu o nome de Santo Antão, que é o padroeiro da comunidade. A estátua de Santo Antão – padroeiro dos porcos – foi doada pelo Senhor Arno Hermes, irmão de Theobaldo, que também comprava porcos.

 

     Para contar um pouco da história, foi montado e exposto um painel com imagens retratadas ao longo dos anos, ferramentas e utensílios utilizados na época. Nelas, foi possível perceber o espírito desbravador e as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, em busca da sobrevivência. Além disso, foi criada também uma maquete, demonstrando todos os moradores que atualmente residem na Linha Santo Antão.

     As festividades aconteceram durante todo dia, com a presença do prefeito Antonio Ulsenheimer, vice-prefeito Edgar Stein, assessor geral de Planejamento Daniel Kothe, secretários municipais, diretores e vereadores municipais, comunidade local e regional.