Executivo e legislativo saudadense unem-se na campanha do Outubro Rosa

O Departamento de Cultura de Saudades, juntamente com a Administração Municipal, Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social e o Poder Legislativo, estão realizando o Outubro Rosa.

Esta é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha tem como símbolo o laço cor de rosa.

“A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual e compreendida em qualquer lugar no mundo”, destaca uma das organizadoras do Outubro Rosa e Diretora da Educação, Eliamar Corradi.

No município de Saudades, os departamentos públicos receberam faixas rosa, bem como a praça tem decoração temática; já os alunos do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos fizeram bandeirinhas para decorar o pórtico.

Para a Secretária de Assistência Social, Giley Veiga, o objetivo das ações é chamar a atenção e sensibilizar a população, principalmente a população feminina, para a luta contra o câncer de mama. “É uma forma de  lembrar que nós mulheres temos que nos cuidar e realizar anualmente os exames necessários”, resumiu.

Em parceria com a ACISC/CDL do município, as empresas também aderiram ao Outubro Rosa e receberam cartazes, que foram entregues pela primeira-dama Liane Vitali Kothe a segunda-dama Zenaide Prestes e profissionais da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social.

De acordo com o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, a intenção do Outubro Rosa é conscientizar as pessoas, através de ações criativas. “Estamos conversando com as pessoas, através dos Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiras, para que as pessoas cuidem da saúde de forma preventiva, fazendo os exames que são disponibilizados não apenas neste mês, mas durante todo o ano”, afirma.

No dia 31 de outubro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, acontecerá uma palestra com o Médico Cassio Kadri. “Convidamos todas as mulheres para participarem deste evento”, conclui Eliamar.