Reunião com Conselho de Saúde e comunidade é realizada em Saudades

Aconteceu na segunda-feira (27), às 19 horas, no Clube XV de Novembro, em Saudades, a reunião com o Conselho de Saúde Municipal, que teve também a participação de munícipes residentes na cidade.

O encontro teve a participação do prefeito Daniel Kothe, Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, Médico Danton Schlottfeldt (presidente do Conselho), presidente e vice-presidente do Hospital de Saudades, Celito Werlang e Edgar Stein, respectivamente, além de enfermeiras da Unidade de Saúde e grande número de munícipes.

Entre os temas abordados no encontro, foram discutidas a contratualização do hospital, as ações principais desenvolvidas, a função do Conselho da Saúde, as principais ações da Secretaria e também o funcionamento do SUS.

Segundo o Secretário José Ricardo, o objetivo principal é abrir a palavra para que todos que quiserem se manifestar tenham oportunidade. “Nós conversamos com todas as comunidades do município no ano passado e neste ano. Na última reunião do Conselho, decidiu-se que a reunião seria aberta à comunidade, para percebermos como a população está vendo o andamento das ações da Secretaria da Saúde”, destaca.

De acordo com Zé Ricardo, o setor de saúde tem avançado bastante nos últimos períodos, mas a secretaria busca cada vez melhorar suas ações. “As sugestões da comunidade são sempre importantes. Nós estamos na secretaria para tentar atender a comunidade de uma forma igual, e que todos possam ter um atendimento de qualidade”, completou.

Para o prefeito Daniel Kothe, a função da Secretaria da Saúde é, primeiramente, manter um constante diálogo com a população, sempre trazendo e discutindo as soluções, e construindo as perspectivas de como solucionar os problemas. “Para a nossa Secretaria, algo fundamental é o trabalho da nossa equipe, fazendo com que se possam criar condições para que soluções sejam construídas dentro do próprio Sistema Único de Saúde. Essas soluções estão sendo buscadas também nestes roteiros, quando ouvimos a comunidade”, aponta.

O chefe do executivo saudadense argumenta ainda que ações do Governo Federal, como o Programa Mais Médicos e o Provab, garantem um melhor atendimento à população, não só do município, mas de todo o Brasil. “A ampliação do serviço, dos profissionais, aumento da equipe com a implantação do programa Mais Médicos e do Provab, com as quatro equipes de Saúde da Família, além de outros programas como por exemplo o Brasil Sorridente, fazem a diferença para a população, assim como o convênio que mantemos com o Hospital. Eu acredito que a participação da comunidade tem sido muito no intuito de tirar dúvidas”, completa Kothe.