Saudades recebe mais 3 médicos do Provab

A Secretaria da Saúde de Saudades foi contemplada, neste ano, com mais 3 profissionais médicos por meio do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab). Eles estiveram reunidos na terça-feira (10), com o prefeito Daniel Kothe, com o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus e com o Secretário de Administração Rogério Sehnem.

O município já conta com a atuação de uma médica pelo Programa Mais Médicos; em 2014, Saudades já havia recebido 3 médios do Provab, que encerraram seus contratos em fevereiro deste ano. Assim, já foram 7 profissionais destinados ao município por intermédio dos dois programas do Governo Federal.

De acordo com o Secretário José Ricardo, estes profissionais vêm para fazer parte das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s). “Hoje temos 8 médicos atuando nas Unidades de Saúde da Sede e do Distrito de Juvêncio, sendo dois clínicos. Acredito que a comunidade está bem servida no que diz respeito ao serviço de profissionais médicos”, argumenta.

Com os dois programas do Ministério da Saúde – Provab e Mais Médicos – o município economiza o pagamento de 4 profissionais, já que o Governo Federal arca com os custos salariais dos mesmos.

Para o prefeito Daniel Kothe, a iniciativa do Ministério da Saúde é importante para os municípios. “Vamos poder dar uma condição muito melhor para a atenção básica na saúde dos saudadenses”, resume.

O prefeito argumenta ainda que, com os programas, a maioria dos municípios brasileiros teve a questão da falta de profissionais médicos praticamente resolvida. “Isso tem feito com que grande parte dos municípios brasileiros tenham acesso à mais profissionais, que conseguem fazer um trabalho diferenciado junto à população”, finaliza Kothe.