Comunidades e bairros do município de Saudades recebem visita da equipe da saúde

Durante o ano de 2014, a Secretaria de Saúde de Saudades está realizando um trabalho diferenciado junto aos bairros e comunidades do interior do município. Os grupos de hipertensos e diabéticos e a comunidade em geral estão recebendo as Equipes de Saúde da Família em suas localidades.

Neste momento, são feitas explanações diversas, visando sanar dúvidas sobre a implantação da ESF, além de outros temas ligados à saúde, como palestras educativas com médicos e enfermeiras. Outro ponto importante é que, durante esses encontros, é feito também o agendamento para quem necessita de dentista.

De acordo com a enfermeira Fabiane Lasch, esse procedimento é feito para atender as normativas do Ministério da Saúde. “Realizando este trabalho de acordo com o médico da família e a enfermeira da família, cada equipe terá seu território de atuação”, comenta.

Conforme o Secretário de Saúde, José Ricardo Ternus, essa é uma função diferenciada do setor, no município. “Nós estamos indo de encontro das comunidades, fazendo reuniões por ESF. Nesse dia de reunião, é importante que as pessoas participem, para saber as dinâmicas que a Secretaria da Saúde pretende fazer, para que a qualidade do atendimento melhore”, explica.

Ainda nas palavras do Secretário, a descentralização das informações serve para criar um vínculo entre os profissionais do setor de saúde e a população. “Caminhamos muito no ano passado, mas sabemos que há uma série de anseios por parte da população. Nós queremos chegar cada vez mais próximos do bom atendimento”, completa Zé Ricardo.

Já foram realizadas, nas últimas duas semanas, dois encontros – no dia 04, para as comunidade de Santa Terezinha e Aparecida. No dia 11, no centro e nas Linhas Tigres e São Carlos.  Para o dia 18 (terça-feira), o encontro será às 8:45 horas, na Câmara de Vereadores, para os moradores da Avenida Independência, Bairro Morada do Sol I, Rua Padre Antônio Vieira e Avenida Beira Rio (ESF 2).

Ainda no dia 18, às 14 horas, o encontro será na Linha Baixo Solteiro, para moradores dessa comunidade e da Linha Solteiro. No dia 25, às 14 horas, o encontro acontece na Linha Jacutinga Alta, para os moradores dessa comunidade e os da Jacutinga Baixa.