2 anos de governo: Secretária Zeli avalia atividades frente à Educação e Cultura

A Secretária de Educação de Saudades, Zeli Vergues Stein, realizou uma avaliação dos primeiros dois anos de governo, falando sobre seus trabalhos à frente da pasta e também na Cultura.

Inicialmente, procurou-se realizar o processo seletivo, para dar início ao ano letivo. Outro ponto foi a implantação do transporte escolar para os alunos dos bairros. “Também, havia sido aprovado um novo plano de carreira para o magistério em 2012, que começou a vigorar em 2013, implantando as horas-atividades para os professores”, destaca.

O Primeiros Passos, principal programa criado, foi efetivado também no primeiro ano de governo, trazendo uma série de diferenciais para a educação infantil do município, tais como: atendimento de 12 horas diárias, 06 refeições por dia, acompanhamento de equipe multiprofissional (pediatra, psicóloga, dentista etc) e déficit zero de vagas na educação infantil. “Este programa é uma referência hoje em nosso município e também na região”, destaca a Secretária. O programa integra ainda as secretarias da Saúde e Assistência Social.

Também, a área da infraestrutura teve especial atenção por parte da secretaria. Assim, inicialmente foi regularizado o Programa de Ações Articuladas (PAR), do Governo Federal, para buscar obras, materiais e veículos. “Com esse programa legalizado, conseguimos concretizar diversos recursos. Junto ao MEC/FNDE, conseguimos uma quadra coberta, no valor de R$ 500 mil; conseguimos toda a mobília nova para a EMEF e para a educação infantil, com recursos de cerca de R$ 150 mil; conseguimos também um ônibus adaptado, com valor de R$ 157 mil”, analisa Zeli.

“Isso é fruto do trabalho de toda a equipe da educação e também do esforço do governo municipal. Conseguimos avançar muito na área da infraestrutura e pretendemos melhorar ainda mais nos próximos anos”, resume a secretária.

Na área da Cultura, além das atividades tradicionalmente já desenvolvidas, como aulas de música, banda municipal, danças e coral, o grande diferencial foi a implantação das aulas de Ballet, que teve mais de 90 inscritos, além da descentralização das aulas e do cinema para o Distrito de Juvêncio.

Se o Programa Primeiros Passos é o destaque na área de políticas sociais, a construção da escola nova será a referência em obras físicas. Junto com o CEI Aquarela, concluído pela atual administração, essas obras possibilitarão um melhor atendimento a todas as crianças da rede pública municipal de ensino.

“Será uma escola com 12 salas, laboratórios, auditório, sala de informática, sala de professores e também um ginásio poliesportivo. É um complexo educacional. Saudades vai ter a maior conquista que já foi concretizada na área da educação. Eu acredito que essa escola vai possibilitar à nossa equipe planejar o atendimento na educação dos demais centros, inclusive da educação infantil, pois os alunos do ensino fundamental serão atendidos na escola nova. Assim, com o espaço da EMEF, poderemos desenvolver as atividades da educação infantil. Isso vem para suprir uma carência que temos na área de infraestrutura da educação em Saudades”, conclui Zeli.